Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Caminhada encerra atividades do Setembro Amarelo em Valença do Piaui

Compartilhar


Data: 30/09/2022

A Prefeitura de Valença do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, Secretária de Educação, Secretaria de Esportes e Secretaria de Assistência Social, promoveu na tarde desta quarta-feira (28), a Caminhada Pela Valorização da Vida dentro das ações alusivas da Campanha Setembro Amarelo, que chama atenção da população sobre a importância de ações voltadas para a prevenção do suicídio.

A caminhada teve início no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora e finalizando no Centro Social Urbano – CSU com pronunciamentos e sorteio de prêmios entre os participantes. Ruanderson Barros secretário de saúde falou sobre o encerramento da campanha.

“Hoje essa caminhada simboliza o encerramento do mês, mais não das nossas ações, a gente continua trabalhando durante todo o ano para diminuir esses números que estão muito alarmantes, devido a pós pandemia, ansiedade, depressão, tentativa de suicídio e a gente acompanha de perto com uma equipe multiprofissional. Todas as secretarias estão unidas e esse é o resultado positivo que a gente sempre obtém devido essa união”, destacou o secretário Ruanderson Barros que completou.

“Aqui no município ofertávamos apenas dois serviços em saúde mental que era o CAPS AD para os casos mais severos e a equipe do NASF que trabalhava os casos mais leves, mais para concluir o fluxo em saúde mental vamos pensar em três níveis inauguramos agora o programa do Ament que seria o segundo nível. O NASF recebe o paciente faz a acolhida identifica qual o diagnostico se for caso leve trata pela equipe do NASF se não já encaminha para o segundo nível que seria a equipe do Ament a equipe do Ament não resolvendo a gente encaminha para o terceiro que é a equipe do CAPS hoje a gente fica satisfeito porque o prefeito a nossa gestão se colocou a disposição do projeto e a gente conseguiu concluir o segundo nível em saúde mental”, comemorou Ruanderson Barros.






Voltar