Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Educação dá início as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Compartilhar


Data: 23/08/2022

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí através da Secretaria de Educação e o Centro de Atendimento Educacional Especializado-CAEE, deram início nesta segunda-feira, 22 de agosto, as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Pela manhã foi realizado uma caminhada pelas ruas do centro da cidade com estudantes especiais da rede municipal, juntos com APAE de Valença e os profissionais da Educação e CAEE. A noite foi dado continuidade as atividades com homenagens as precursoras do ensino inclusivo e apresentação do plano para os demais dias da semana.

A Secretária de Educação Edna Quaresma, falou das atividades da abertura da programação da semana, o tema desse ano e agradeceu o diretor do CAEE.

"Iniciamos hoje os trabalhos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que este ano de 2022 traz o tema, 'Superar Barreiras para Inclusão'. Então, hoje pela manhã fomos as ruas numa caminhada com as escolas, a APAE, nós profissionais daqui da Secretaria de Educação e do Centro Educacional Especializado, no qual eu agradeço o diretor, professor Daniel que se empenha, se dedica bastante para realizar um bom trabalho e hoje a noite estamos aqui nesse momento dando início aos trabalhos que vai se prolongar por toda a semana", disse.

A secretária deixou os desafios que a educação inclusiva ainda enfrenta. Ela acredita que só integrando a população nessas ações continuamente a realidade poderá de fato mudar.

"Nós sabemos que são muitas as barreiras que existem, algumas já foram superadas, mas ainda são muitas. Nós precisamos fazer esse chamamento para população não só agora na semana, mas que esses trabalhos que serão realizados que se tornem permanente, um trabalho contínuo para que realmente consigamos atingir uma inclusão dessas pessoas", afirma Edna.

O diretor do Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE, professor Daniel, destacou o êxito das ações de abertura e a expectativa para os demais dias.

"A gente já começou com esse sucesso, começamos com uma caminhada e agora a abertura onde homenageamos os precursores da educação especial no nosso município e o nosso clima aqui vai permanecer durante toda a semana que é de muita felicidade", destaca o diretor do CAEE.

A professora Francisca Puti, uma das homenageadas comentou a sensação de ter seu trabalho reconhecido e sendo motivo de exemplo para outras pessoas e profissionais que trabalham com a causa.

"É um momento de alegria, porque toda vez que fala de inclusão a gente fica muito feliz porque é lembrado, porque a inclusão é muito difícil, as pessoas não tem aquela preocupação e num momento desse aqui a gente viu que a inclusão está andando, está acontecendo aos poucos e que está sendo lembrada. É um trabalho de formiguinha e quando você vê que alguém quer seguir aquilo que você está fazendo é muito gratificante", externou a homenageada.

Nos dias 23 e 24 as ações irão acontecer nas escolas da cidade, incluindo as da zona rural. E no dia 25 retorna com palestra com tema sobre Deficiência Visual e no dia seguinte palestra sobre Deficiência Auditiva e no dia 27 será falando sobre Deficiência Intelectual e Múltipla.

Durante as palestras, o público também irá assistir apresentações musicais e culturais com pessoas portadoras de alguma deficiência, mas repletas de muito talento.























Voltar