Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria do Meio Ambiente de Valença realiza palestra sobre queimadas

Compartilhar


Data: 16/08/2022

A Secretaria do Meio Ambiente de Valença promoveu nesta terça-feira (16), uma palestra, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ministrada pelo sargento do Corpo de Bombeiros de Picos, Sousa Junior. A palestra teve o objetivo de discutir a prevenção e o combate as queimadas que aumentam nesse período do ano.

Participaram do evento agricultores e autoridades, como o vice-prefeito Rubens Alencar, secretário do meio ambiente Adnan Lima, coordenadora de comunicação Mauricelia Sousa, além dos brigadistas e do comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar de Valença do Piauí, major Antônio Santos.

“Dando continuidade ao nosso evento, que é o Agosto Alaranjado, hoje fizemos essa palestra, na qual convidamos o Corpo de Bombeiros de Picos, a brigada e a Polícia Militar, onde o nosso principal interesse é conscientizar a população sobre os riscos com as queimadas. Estamos trazendo aqui as orientações da forma correta de se fazer isso aí, não que seja negado, mas que se faça de uma forma legal, procurando a secretaria do meio ambiente, verificando se essa localidade necessita dessa queimada ou se só precisa fazer a retirada desse material e caso haja necessidade enviaremos nossos brigadistas para fazer o acompanhamento e não correr esse risco do fogo tomar uma proporção que não se controle”, informou o secretário de meio ambiente, Adnan Lima.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Sousa Júnior, falou sobre os objetivos da palestra. “É trazer algumas orientações e informações, sobretudo voltadas para a parte preventiva, a prevenção é mais importante que o combate propriamente dito, e por que a prevenção é importante? Porque 95% das ocorrências de queimadas e incêndios florestais são resultados da ação do homem, ele faz a colocação do lixo em determinado local específico e coloca fogo, crime ambiental, faz a limpeza de um terreno e faz a utilização do fogo, crime ambiental, então a gente tem como evitar”, frisou Sousa Junior, que lembrou que a população pode denunciar anonimamente esses infratores e que a pena de reclusão é de um a quatro anos, mais multa.

Após a palestra, Alexandre Nunes, comandante da Brigada Municipal, falou do crescimento das queimadas no município e pediu que a população siga as orientações e evite queimadas.

O vice-prefeito Rubens Alencar falou dos investimentos da gestão municipal.

“O governo Marcelo trouxe o que chamamos de sensibilidade social, responsabilidade de gestão e um grande coração, alguém que tem empatia, alguém que se preocupa com os outros, nunca se viu tanta preocupação e investimentos com o meio ambiente, esse próprio evento aqui é uma demonstração de unir força, sabemos que fizemos muitas coisas e temos a certeza que ainda tem muito a fazer até pela complexidade do tema, mas não falta vontade em ajudar”, disse Rubens Alencar.

















Voltar