Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Roda de conversa do Programa Ser Gestante é realizada em Valença do Piaui

Compartilhar


Data: 10/08/2022

A Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (10), um encontro com rodada de palestras voltadas para um grupo de gestantes atendidas ou não pela assistência social. As palestras foram ministradas pela assistente social Ana Livia e pela psicóloga Valeria Pereira.

“O projeto Ser Gestante é um projeto que é executado pela SEMAS, pelo programa Criança Feliz, o nosso projeto tem apoio e orientação as gestantes que estão ou não veiculadas ao Criança Feliz e o objetivo é promover o acolhimento e apoio nesse momento delicado da vida da gestante, facilitando o entendimento e suas transformações buscando fazer um maior nível de consciência e maturidade que se passa dentro e fora do seu corpo, o emocional, o físico e o social." afirmou a supervisora do programa, Laércia Lucena, que finalizou dizendo que o programa se estenderá até o dia 16 de setembro, quando será realizada outra roda de conversa com a participação de médico e psicólogos sobre o fim gestacional e depressão pós parto.

A psicóloga Valéria Pereira falou da importância das ações.

“Essas ações que nós fazemos é voltado também para a prevenção, muitas mulheres as vezes passam por essa situação de violência e não sabem como agir, como foi citado existe o medo, quem procurar, então essas ações são mais para prevenção e deixar elas abertas e ciente dos direitos que elas têm”, afirmou a psicóloga, que continuou.

“As mães também foram orientadas de como funciona o registro, taxas e os documentos necessários sobre o direito à cidadania a partir do registro e que esse acompanhamento continuará após o parto”, informou a psicóloga.

A secretária de assistência social, Paula Meneses, destacou a parceria e apoio do prefeito Marcelo Costa.

“Nós estamos desenvolvendo esse projeto de apoio e orientação as gestantes através do programa Criança Feliz, com recursos do Fundo da Criança e do Adolescente e temos trabalhado cada vez mais de forma intersetorial. Agradecer ao secretário de saúde Ruanderson, que sempre disponibiliza a equipe dele para prestar essas orientações para as gestantes, ao prefeito Marcelo Costa sempre aberto as nossas propostas. Hoje a gente encontrou a oportunidade também de trabalhar a temática do Agosto Lilás, através da coordenadoria da mulher, então unimos o útil ao agradável”, disse Paula Meneses.

Essa cobertura e atenção foi destacada pela participante Tayla Lopes. “É muito bom contar com esse apoio e essa ajuda é importante para nós. Quando uma pessoa é informada ela pode recorrer as instituições e se proteger”, frisou Tayla Lopes, que espera o terceiro filho.























Voltar