Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

1ª Conferência Municipal da Juventude acontece em Valença do Piauí

Compartilhar


Data: 07/06/2022

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira 03 de junho, a 1ª Conferência Municipal da Juventude. Participaram do encontro jovens da rede de ensino do município, membros de grupos e entidades religiosas.

Além da Assistência Social estiveram também participando, a secretária de Educação Edna Quaresma, a vereadora Ielva Melão, a coordenadora do Selo Unicef do município, membros da COJUV Piauí, Conselho Tutelar e mobilizadora do NUCA.

A Secretária de Assistência Social Paula Meneses, conta que o encontro é primordial para construção de políticas públicas pensadas pela juventude.

“É muito importante a participação dos jovens aqui na 1ª Conferência Municipal da Juventude, é aqui onde a gente vai discutir diversos temas e que a gente vai poder dar voz a esses jovens, poder escuta-los, saber o que eles querem que o município faça por eles, quais as políticas de juventude o município pode está desenvolvendo para beneficiar esse público”, disse Paula.

A secretária ressalta que a gestão quer jovens ativos, lembrando que a juventude valenciana foi decisiva para a mudança que Valença tem hoje no cenário político. “A gente quer jovens participativos, críticos em relação à política, a gente sabe que foi decisivo a participação do jovem na política da cidade para que houvesse essa mudança e tanto a Secretária de Assistência Social como a Prefeitura Municipal tem essa preocupação de ouvir esses jovens e poder devolver um retorno positivo”, comenta.

Luís Lassan Filho, Gerente de Políticas Públicas da COJUV Piauí, veio participar da Conferência Municipal e destaca a realização do encontro em Valença e em outros municípios do Piauí.

“Nós fazemos agora aqui no Piauí realizando a conferência de número 114 e em outro momento também a de número 115 em Luís Correia, estamos nos encontrando com mais de 60 mil jovens nesses municípios percorridos, quase 3 mil propostas criadas e depois serão todas apuradas e enxugadas para compor planos estaduais e municipais de juventude, colocando o jovem como individuo ativo desse momento para que ele perceba que tem importância, parte dele e finaliza nele as tomadas de decisões do município e do estado, então, a gente só tem a ganhar”, frisa Lassan Filho.

O Gerente de Políticas Públicas da COJUV, conta que esse é um momento ímpar para o município valenciano. “Entra para história de Valença, porque é a 1ª Conferência Municipal da Juventude que vai entrelaçar as ideias, as propostas para Conferencia Estadual”, comenta Lassan.

Na conferencia municipal foram escolhidos os jovens delegados que irão representar o município na 4ª Conferencia Estadual do Piauí.












Voltar