Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Matadouro Público Municipal de Valença recebe novos equipamentos para o abate dos animais

Compartilhar


Data: 07/06/2022

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí através da Secretaria de Agricultura, fez a aquisição de mais equipamentos para o Matadouro Público com o intuito de melhorar a rapidez no abate e oferecer menos sofrimento aos animais. Após montagem da pistola e serra elétrica, nesta segunda-feira 30 de maio, os colaboradores passaram por treinamento.

Regina Mateus, Secretária de Agricultura, fala da compra dos equipamentos e destaca o empenho do gestor para estruturar o matadouro.

“Estamos aqui iniciando os trabalhos com os novos equipamentos. O prefeito Marcelo Costa é uma pessoa de visão e viu que o matadouro precisava de algumas adequações, pois era muito arcaico o abatedouro aqui do município, tendo em vista, ele em menos de dois anos de mandato já adquiriu a serra elétrica, a pistola, a balança elétrica, a talha, temos o carro frigorifico para o serviço ficar mais rápido”, destaca Regina.

A secretária explica que a compra da pistola pneumática foi um importante passo para mudar a forma de abate. “Antigamente era no machado e isso causava muito sofrimento ao animal, hoje nós estamos com a pistola elétrica que é uma forma mais rápido e o método adequado”, frisa.

Ela ainda pediu para os donos de frigoríficos que continuam fazendo o abate dos animais de forma inadequada para buscar o matadouro público para fazer o abate seguro dos animais.

“A gente pede aos donos de frigoríficos que deixem essa prática de matar ‘Boi na moita’, fizemos toda essa adequação com gasto para o município para dar assistência no abatedouro com os abates duas vezes na semana”, disse a secretária.

Wilson Domingos, responsável da empresa contratada para montar e treinar os colaboradores do Matadouro conta como o trabalho está sendo realizado.

“A gente veio, fez a montagem da pistola pneumática para desmaiar o animal e fizemos a montagem da serra de carcaça e estou hoje fazendo o treinamento do pessoal, que estão se adaptando bem”, comenta.

O médico veterinário Marcelo, que supervisiona os abates dos animais destaca que o Matadouro passou por importantes mudanças com a nova gestão.

“Desde a inauguração do Matadouro Municipal de Valença havia a necessidade de novos equipamentos, um caminhão baú que não tinha e ao longo dos anos essa demanda foi cada vez mais aumentando, também as condições de bem estar animal a cada dia são mais exigentes e hoje a própria população cobra melhorias no espaço e qualidade da carne”, esclarece.

O veterinário encerra ressaltando a melhorias que hoje o matadouro dispõe. “Agora com a chegada dos novos equipamentos tudo mudou, ouve realmente uma evolução muito grande no matadouro com a chegada da serra elétrica, da pistola, da talha elétrica, isso vem só a contribuir o produto final entregue a população”, conclui.




Voltar