Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Palestra sobre Proteção Social Especial é realizada por profissionais da SASC em Valença

Compartilhar


Data: 19/05/2022

A Secretaria de Assistência Social do Piauí por meio da Diretoria de Proteção Social Especial e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Valença, promoveram na manhã desta quarta-feira 18 de maio, uma palestra sobre Proteção Social Especial para profissionais do CREAS, CRAS, Ministério Público, Conselho Tutelar e representantes da segurança pública no município de Valença do Piauí.

Vieram da SASC a Coordenadora da Casa Abrigo para mulheres em situação de violência, Ana Cleide Nascimento e técnica da Proteção Social Especial, Robersan Pacheco. Na ocasião, a coordenadora Ana Cleide, trouxe informações sobre o funcionamento da Proteção Social Especial e falou da necessidade de criação dos protocolos para funcionamento da rede de proteção.

“A SASC traz essas informações sobre a Proteção Social Especial, principalmente na área do acolhimento institucional, a necessidade de construção, elaboração dos protocolos e fluxos, além dessa integração e articulação da rede municipal e rede estadual que é nosso papel, e dá essa informação e um pouco dessa formação também sobre esses procedimentos para as equipes de CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, enfim a rede aqui local para que possam saber como proceder no caso de violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres e idoso”, explica a coordenadora.

Ana Cleide ainda frisou que esse encontro é um primeiro momento em preparação para o seminário estadual. “Esse encontro se dar como um encontro preparativo para um seminário estadual que iremos realizar em agosto, onde vamos aprofundar essa discussão”, disse.

A Secretária de Assistência Social Paula Hortência, enfatizou que a formação é para discutir o funcionamento da rede e oferecer maior conhecimento para os profissionais que nela atuam.

“A intenção dessa formação é que a gente consiga fortalecer a nossa rede de proteção, é entender não só de cada protocolo que é feito no CREAS, CRAS, como também dos atores que nos ajudam nisso como o Ministério Público, as delegacias e as demais secretarias. Elas trouxeram justamente essa importância de nós trabalharmos essa rede e fortalecê-la”, destaca a secretária.

O encontro finalizou com as equipes articulando os profissionais que irão participar do Seminário Estadual no segundo semestre.

 







Voltar