Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Projeto Ser Gestante é lançado pela Secretaria de Assistência Social de Valença

Compartilhar


Data: 10/05/2022

A Secretaria de Assistência Social de Valença do Piauí, lançou nesta terça-feira 10 de maio, o Projeto Ser Gestante. O lançamento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para as gestantes escritas no projeto.

Participaram também da abertura, a Secretária Paula Hortência da Assistência Social, Ruanderson Sousa da Saúde, Adnam Lima do Meio Ambiente, Danilo Torres do Esporte e Lazer, a assessora de comunicação Mauricelia Sousa, as Assistentes Sociais Fernanda Batista, Antônia Eriadna, Ana Lívia e a supervisora do Programa Criança Feliz Laécia Lucena, que desenvolve o projeto com a gestantes do município.

O projeto Ser Gestante irá promover encontros com palestras informativas e ações que estimulem a futuras mamães a realizarem o acompanhamento do pré-natal.

Laécia Lucena, Supervisora do Programa Criança Feliz, que desenvolve o Projeto Ser Gestante, explica que o projeto visa levar mais informações para as gestante, contribuindo com sua saúde neste período gestacional e pós parto.

“O projeto tem o intuito de promover palestras educativas com a finalidade de repassar informações e orientações que servirão de suporte para o melhor desempenho de suas funções e contribuir com a redução da mortalidade materna perinatal”, disse Laécia.

A supervisora destaca que as gestantes que participam ao final também receberam o kit com material para o bebê, devendo as mesmas se enquadrarem nos critérios estabelecidos, que são: estar grávida, a partir de 12 semanas, residir no município, ter renda per capita de 1 salário mínimo, estar com o cartão de vacinas em dias, realizar ao menos uma consulta ao dentista, no final ter no mínimo 6 consultas de pré-natal e participar das palestras promovidas pelo projeto.

Ruanderson, Secretário de Saúde que ressaltou a importância do projeto no município e o trabalho que a saúde também desenvolve com as gestantes.

“É um momento muito prazeroso pra gente que segue aqui dando auxilio a Secretária de Assistência Social que iniciou esse trabalho com as gestantes e dentro da participação da área da saúde a gente segue realizando os pré-natais, realizando palestras educacionais com as gestantes”, explica o secretário.

A Secretária de Assistência Social, Paula Hortência conta que a promoção desse projeto é visando a proteção das gestantes.

“Como órgão de comando único da Assistência Social no município, nós desenvolvemos esse projeto de apoio as gestantes de baixa renda, considerando que essas futuras mamães precisam de proteção social básica, afim de que consigamos assegurar os direitos dessas mulheres”, frisa Paula Hortência, que acrescenta.

“Queremos estimular essas mulheres para que elas façam o acompanhamento de pré-natal, que a gente preste apoio e informação a essas gestantes para que elas tenham um parto seguro e tenham uma maior qualidade de vida durante este período gestacional, conclui.




Voltar