Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Meio Ambiente realiza palestra sobre práticas agrônomas florestais no Assentamento Lagoa do Luiz Nogueira

Compartilhar


Data: 27/04/2022

A Secretaria de Meio Ambiente de Valença do Piauí, realizou em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o “Dia D+” com palestras sobre práticas agrônomas florestais sustentáveis no Assentamento Lagoa do Luiz Nogueira, onde também participaram do encontro os moradores do Assentamento Roque, Associação Ponto da Serra e área do posseiro Serra 2.

Yara Lopes, gestora Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, ressalta a importância de levar mais conhecimento aos agricultores. “Hoje nos deslocamos para Lagoa dos Nogueiras justamente para falar sobre práticas agrônomas florestais, essas englobam a parte de sustentabilidade, a parte econômica e permite com que o agricultor consiga renda ao longo de várias etapas durante o ano”, explica a gestora ambiental.

Yara Lopes, ressalta que é preciso ir de até o homem do campo lhes apresentar possibilidades de trabalhar sem agredir o meio ambiente.

“A atuação da Secretaria de Meio Ambiente não fica restrito aos prédios da secretaria, ela vai de fato ao encontro do homem campo para que eles possam saber as novas tecnologias, as novas estratégias de plantio e a mesmo tempo possam estar preservando o meio ambiente”, afirma Yara.

No encontro com os agricultores também foi abordado os cuidados necessários para evitar incêndios. O Chefe da Brigada Municipal, Alexandre Nunes fala que as palestras já estão sendo feitas nas comunidades, levando mais informações sobre a problemática das queimadas.

“A gente começou esse trabalho de palestras nas comunidades para que a gente possam tentar reduzir o impacto ambiental que tem causado as queimadas em nosso município. A gente traz esse conhecimento, ensinando eles a como fazer o manejo do fogo, como se trabalhar em um incêndio”, disse o brigadista.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o vereador Devaldo Nunes, também participou do encontro.

“Quero agradecer a presença dos agricultores que tiraram uma manhã para dialogar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reunimos muita gente aqui tirando dúvidas sobre a questão ambiental”, comenta Devaldo.

O presidente ainda parabeniza o trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da gestão municipal.

“Quero aproveitar para parabenizar nosso secretário de Meio Ambiente Adnan e o prefeito Marcelo Costa que é preocupado com a questão ambiental também, de como produzir com qualidade de forma sustentável”, destaca Devaldo Nunes.

Após a palestra, foram entregues mudas de plantas nativas para os assentados e instalados coletores de lixo na margem da lagoa.

















Voltar