Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Programa Saúde na Escola realiza atividade na Unidade Escolar Joaquim Manoel

Compartilhar


Data: 04/04/2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí realizou nesta segunda-feira (04), na Unidade Escolar Joaquim Manoel, mais uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE). Cuidados com a covid e a proliferação da dengue foram os temas abordados pela equipe.

“O Programa Saúde na Escola visa isso, garantir e orientar para que essas crianças possam crescer adultos conscientes já começando a fazer seu papel social, seu papel de cidadão, principalmente agora nesse período de pandemia e nos cuidados com a dengue, então é muito importante que essas crianças entendam o que é a doença o ciclo dela para que nós possamos, através de ações simples, como fiscalizar nossa casa, nosso quintal, a frente da nossa casa para poder garantir que as doenças, principalmente a dengue, não cheguem até nós”, destacou a enfermeira Suzy Arianne.

A cidade de Valença vem registrando muitos casos de dengue e atividades como essas são importantes, segundo Liliane Castro, coordenadora do PSE.

 “Esse período chuvoso é o período que a gente tem mais casos de dengue então a gente tá fazendo essas ações na escola falando sobre dengue porque a gente sabe que as crianças vão propagar essas informações em casa”, afirmou Liliane Castro, que destacou a participação das crianças na roda de conversas.

“As crianças aqui das escolas de Valença, elas estão bem afinadas, elas têm consciência da importância da prevenção, tanto da covid, quando do Aedes aegypti, então eu tenho certeza que os casos de dengue vão diminuir”, afirmou a coordenadora.

Além de apresentar os cuidados com a dengue, o coordenador da equipe de endemias, Joaquim Francisco, informou sobre a parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Obras.

“Hoje temos uma parceria com a Secretaria de Obras, que caso a pessoa tenha um terreno, ela faz o roço, põe o lixo fora, vai na secretária de Obras e informa o endereço do terreno daí a secretaria faz a coleta”, informou. Segundo Joaquim Francisco, a cidade de Valença vem registrando muitos casos de dengue e a população precisa fazer sua parte limpando os terrenos, evitando o acúmulo de água nos quintais e nas imediações das residências.























Voltar