Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Semana da Água encerra com visitação, limpeza e plantio de mudas no Rio Caatinguinha de Valença

Compartilhar


Data: 24/03/2022

A Secretário de Meio Ambiente de Valença do Piauí, em parceria com as Secretaria de Cultura e Educação, realizou nesta terça-feira 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água uma manhã com visitação, limpeza e plantio de mudas no Rio Caatinguinha de Valença.

Na oportunidade, participaram da ação as crianças da Unidade Escolar João Calado, que através do historiador professor Antônio José puderam conhecer um pouco da história do rio caatinguinha e dos casarões do centro histórico da cidade. Os pequenos ainda visitaram o olho d’água e ajudaram no recolhimento de materiais poluentes e também realizaram plantio de mudas.

O historiador Antônio José, destaca a importância da data para trabalhar a problemática do rio caatinguinha que por muitos anos foi fonte de água para as pessoas.

“No dia da água, nada melhor do que essa visitação ao caatinguinha que assegurou de água essa cidade durante muitos séculos podemos dizer e sempre ele esteve reservado um pouquinho no coração de cada um”, disse o professor

Ele lamenta a situação atual do rio, mas ressalta que ações como a de hoje traz esperança para a preservação desse bem natural e também cultural dos valencianos.

“É lamentável que o próprio homem tenha deixado chegar no estado que se encontra hoje, mas o homem como protagonista da sua história quem sabe que com se um trabalho dessa natureza, encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente que estão bem está conduzindo esse trabalho com a educação, cultura, saúde e o povo em si, o caatinguinha poderá ter jeito sim, mas vai depender de cada um”, finalizou.

Com três momentos com foco principal na pegada hídrica, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu na Semana da Água com palestra na comunidade Mesa de Pedra, momento informativo pelas redes sociais e finalizou com a visitação no rio caatinguinha.

“Decidimos finalizar esse evento hoje no Dia Mundial da Água fazendo o que, como Valença foi abençoada com uma grande fonte de recurso hídrico nós decidimos trazer hoje as crianças em parceria com o município, sendo as crianças do colégio João Calado para está plantando esse semente de conscientização da importância da preservação dos nossos rios, dos nossas fontes de recurso hídrico”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Adnan Lima.

O secretário fala da parceria com as outras secretarias e da manhã de atividades realizadas as margens do rio com as crianças.

“Hoje esse evento em parceria com a Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação norteado pela Secretaria de Meio Ambiente fizemos esse evento as margens do rio caatinguinha e finalizamos aqui no olho d’água para fazer uma limpeza do rio e fazendo o reflorestamento de algumas espécies nativas que não existiam mais nessa região, então, concluímos esse evento e temos a sensação que conseguimos realmente plantar essa semente na cabeça de nossas crianças que são o nosso futuro e que eles possam estar disseminando esse bom exemplo”, encerra Adnan Lima.

As mudas plantadas na margens do rio foram:  jatobá, carnaubeira e angico, que são plantas nativas da região. Participaram ainda das ações do Dia Mundial da Água, a Coordenadora de Comunicação Mauricelia Sousa e os Bombeiros Civis do município.

 























Voltar