Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Educação Municipal de Valença promove formações para gestores escolares e professores

Compartilhar


Data: 24/03/2022

A Secretaria Municipal de Educação de Valença, promoveu neste sábado 19 de março, formação para o Trio Gestor das escolas e também formação do programa PRO Alfabetização para professores de 1º e 2º da Rede Municipal de Ensino.

A secretária de Educação, Edna Quaresma explica o intuito dessa formação com o Trio Gestor que engloba diretores, adjuntos e coordenadores pedagógicos de cada escola. “Hoje nós estamos iniciando a formação com o Trio Gestor para começar a formação continuada de professores na escolas. Nós intitulamos essa formação com o nome de “Formação no Chão da Escola”, que é realmente onde ela vai acontecer que é lá na escola. Essas são formações continuadas que já está no Plano Nacional de Educação”, comenta Edna.

A secretária conta que essa formação está sendo adotada pela educação municipal e até onde se tem conhecimento ela não era realizada na gestão anterior. “Nós tem o conhecimento de que essa formação ela não acontecia de fato na rede municipal, a formação semanal, quinzenal, mensal. Então, nós estamos começando esse formato que é a formação continuada para professores”, esclarece.

Ela destaca que o objetivo dessa primeira formação com o Trio Gestor das escolas. “O objetivo dessa formação de hoje é estamos formando o trio gestor e posteriormente eles irão disseminar esse trabalho, fazer essas formações continuadas com os professores na escola durante o mês”, frisa Edna Quaresma.”

A gestora da educação municipal ressalta que a “Formação no chão da Escola”, vai ajudar os professores e alunos nesse retorno as aulas presenciais.

“O nosso propósito é que essas formações venham para dar o suporte ao professor, são temáticas do dia-a-dia escolar que serão levadas para o chão da escola, para amenizar principalmente o que eles irão enfrentar esse ano devido estarem ao bom tempo distante da escola, os alunos fora da escola, então essa formação ela vem também para buscar estratégias, de melhorar, de atender, de enfrentar esses desafios e atender realmente a necessidade maior que é aprendizagem do nosso aluno”, disse a secretária Edna.

A rede de ensino buscando melhorar mais o ensino e aprendizagem, aderiu ao programa PRO Alfabetização. Edna Quaresma, fala da realização da Formação que está sendo feita com os professores de 1º e 2º ano.

“No outro espaço está acontecendo a formação do PRO Alfabetização, que é um programa que veio a nível estadual e que o município fez a adesão em 2021, que é também formação com os professores de 1º e 2º ano que veio para melhorar a alfabetização, é o reforço para os alunos desses anos”, afirma.

A secretária finaliza lembrando a importância desses programas neste momento de retorno as aulas presenciais. “Nós temos ai esses programas que veio para nos dar esse suporte nesses desafios que estamos enfrentando durante esse ano, depois de 2 anos ensinando e estudando de forma remota”, conclui a Secretária Edna Quaresma.






Voltar