Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Saúde retoma ações do Programa Saúde na Escola

Compartilhar


Data: 09/03/2022

Com a retomada das aulas presenciais da rede municipal de ensino de Valença do Piauí, a Secretaria de Saúde em parceria com a de Educação retornaram com o Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo trabalhar a prevenção e a promoção à saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos.

Nesta quarta-feira, 09 de março, a ação aconteceu na Unidade Escolar Raimundo Roque Ferreira, onde foi realizado palestras de prevenção a COVID-19 e o combate ao mosquito Aedes aegypti “Dengue”, contando com as palestras do enfermeiro Caio César e o agente comunitário de endemias e coordenador do setor Joaquim da Silva.

Liliane Castro, coordenadora do PSE destaca que o planejamento das ações já foram feitas e que são pensadas de acordo com a realidade da escola e do momento.

“Já realizado o planejamento das ações do PSE em Valença, que serão executadas pela equipe de Saúde da Família e a equipe da escola. Temos que planejar tudo de acordo com a realidade de cada escola e de acordo com as demandas que estão sendo necessárias para o momento atual. Por isso, no mês de março, com a retomada das aulas, estamos abordando e trabalhando atividades ligadas à prevenção da covid-19 e também o combate ao mosquito Aedes aegypti, pois estamos em período chuvoso e devemos redobrar os cuidados para que sejam evitadas contaminações através desse mosquito, transmissor da dengue e outras doenças” explica a coordenadora do PSE, Liliane Castro.

Joaquim Francisco, Coordenador do Setor de Endemias do município, explica que as crianças são bons alvos para levar informação para dentro de casa.  “A gente veio pedir para população através das crianças, por eles serem bons comunicadores em casa com os pais”. O coordenador ainda destaca a importância de ter todo cuidado com objetos que possam juntar água.

“Fazer observação no quintal de casa, ver se tem objetos que possam acumular água e se tiver eles fazerem a eliminação desses possíveis criadouros do mosquito, porque nesse tempo as chuvas estão assim: hoje chove e amanhã faz sol, isso para o mosquito da dengue se proliferar é rápido e nós tendo esses cuidados a gente controla”, explica Joaquim Francisco.

A diretora da unidade escolar, Debora Isabel ressalta que momentos informativos como esse são sempre bom e a escola agradece.

“Foi muito importante essas informações, essas palestras que foram feitas pelo enfermeiro, pelo coordenador de endemias e também pela coordenadora do PSE, Liliane. Nossos professores sempre abordam essas temáticas, mas é sempre bom ouvir de profissionais da área é melhor ainda para o conhecimento deles”, disse a diretora que agradeceu a Secretária Katiane Costa e a coordenadora Liliane pela realização do momento na escola.























Voltar