Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Professores da Rede Infantil de Valença recebem formação da equipe da SEMAS e do SAMU

Compartilhar


Data: 23/02/2022

Os professores da Rede Infantil de Valença do Piauí, receberam na tarde desta terça-feira 22 de fevereiro, uma formação para produção criativa da equipe da Secretaria de Assistência Social e orientação para primeiros socorros voltados para o ambiente escolar dos socorristas do SAMU. Esse momento faz parte da Jornada pedagógica 2022 voltado para o ensino infantil.

A formação para produção criativa com matérias reutilizáveis foi oferecido pela SEMAS, os professores puderam aprender a confeccionar brinquedos lúdicos para melhor trabalhar o aprendizado na sala de aula.

A Secretária de Assistência Social Suzana Alexandrino, destaca a parceria entre as secretarias e o conteúdo que foi repassado para os educadores.

“É um prazer está aqui novamente, continuando a parceria que a gente tem com a Secretaria de Educação, nós já fizemos isso ano passado no nosso circuito psicomotor, ele foi desenvolvido quando nós precisamos fazer o circuito lá da SEMAS, nós precisamos da ajuda da Secretaria de Educação e nós desenvolvemos nosso trabalho nas escolas da zona rural, gostaram da atividade e nós replicamos nas creches e agora nós viemos demonstrar como o circuito psicomotor foi feito, quais atividades que foram realizadas, como a gente confeccionou com a proposta de reutilizar materiais, mostrando que com pouco a gente pode sim incentivar as crianças e mostrar a importância do brincar”, explica a secretária.

Todo o conhecimento adquirido pelos professores irá ajudar na realização de aulas mais dinâmicas. Suzana Alexandrino, ainda lembra que o saber deve ser repassado para ter utilidade.

“Compartilhar essas atividades, esse conhecimento é importante para nós que já fizemos e pra eles questão aprendendo, pra elas que são a predominância absoluta e mostrando a máxima que a gente precisa partilhar, demostrando que o saber só tem utilidade quando ele é partilhado, divido, quando ele é repassado, quando ele é transmitido, não adianta você saber de algo e ficar guardando ele pra você, na educação isso é muito importante”, enfatiza Suzana Alexadrindo.

Além de aprenderem a produzir brinquedos para trazer a ludicidade para dentro da aula, os professores também receberam da equipe do SAMU de Valença, importantes informações sobre como agir em determinadas situações dentro do ambiente escolar.

A Nayra Rayllanny juntamente com a companheira de atuação Maura Lais, apresentaram diversas situações que podem ocorrer na escola e como o educador deve proceder.

“A gente veio aqui, eu e a colega Maura explicar alguns aspectos dos primeiros socorros voltados para o ambiente escolar, dentre elas, tem crise convulsiva, fratura, quedas, desmaio, engasgo que podem acontecer no ambiente escolar”, disse a socorrista Nayra Rayllanny.

A socorrista destacou a importância do momento para os educadores e agradeceu o convite da educação.

“Dizer que esse evento é importante porque as pessoas com esse tipo de conhecimento elas conseguem muito adiantar o socorro caso isso vem acontecer na escola. Então a gente se sente muito honrado em está aqui nesse momento e e agradece o convite, estamos abertos para qualquer tipo de solicitação, queremos agradecer todo mundo em nome da Secretaria de Saúde Katiane, nossa coordenadora Ariana e secretária de Educação Edna”, finaliza Nayra Rayllanny.

A Secretária de Educação Edna Quaresma, agradeceu a Secretaria de Assistência Social e a equipe do SAMU pela tarde de conhecimento repassados para os professores do ensino infantil e aos educadores desejou uma Jornada Pedagógica de muito conhecimento e aprendizado.




















Voltar