Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Educação de Valença está realizando a Jornada Pedagógica 2022

Compartilhar


Data: 21/02/2022

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Educação deu início nesta segunda-feira 21 de fevereiro, a Jornada pedagógica 2022. O encontro para os profissionais da educação vai até o dia 25 com palestras e discursões sobre o retorno das aulas e a nova maneira de ensino.

A Secretária de Educação Edna Quaresma, destaca que a Jornada Pedagógica é uma preparação para o início do ano letivo com acolhimento e organização.

“Estamos hoje iniciando a nossa Jornada Pedagógica, nos preparando para o ano letivo de 2022. O momento é de acolhimento aos professores, organização e principalmente de planejamento coletivo para o período que está por vir. Esse momento sempre foi importante, mas agora se tornou fundamental será o reencontro de muitos profissionais que não estavam junto anteriormente devido a pandemia, então, depois de um complexo biênio pandêmico de 2020, 2021 esse organização se torna ainda mais relevante agora em 2022, assim a Jornada Pedagógica promove os encontro de gestores e professores para discutir os 200 dias letivos que temos pela frente”, pontua.

A secretária ainda falou sobre o que está acontecendo nesse primeiro dia de jornada e os trabalhos para os demais dias.

“Hoje estamos iniciando aqui com a palestrante Marciane que ficará hoje durante todo o dia com os profissionais discutindo as novas aprendizagens essenciais que é o que devemos tratar nesse momento, devemos fazer um planejamento diferenciado para esse retorno, amanhã teremos outro momento com psicólogo, teremos também com um profissional da saúde que ficará um tempinho conosco falando dos protocolos, de como retornar de forma segura, quais as medidas essenciais que devemos seguir para que tenhamos um retorno de forma segura”, frisa Edna.

A Jornada Pedagógica traz como tema central, “Como trabalhar com as aprendizagens essenciais”, dialogando com os professores sobre o tema e também o Novo Currículo. A Palestrante Marciane Morais, explica como está sendo essa abordagem com os educadores.

“Nós estamos hoje aqui para tratarmos do Novo Currículo, especialmente do Novo Currículo do Piauí, como o professora trabalha, como ele monta seus planos, como ele define as atividades que vão desenvolver aquelas habilidades, dando para eles uma visão geral do que é o ensino com competência, objetos do conhecimento e vamos chegar a avaliação, mas o nosso foco hoje vai ser os trabalhos com as aprendizagens essenciais e com as metodologias ativas que é quando você coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem”, disse Marciane.

Pela terceira vez em Valença, a palestrante elogia o interesse dos professores e também o empenho da gestão em melhorar o ensino oferecido.

“É a terceira vez que volto a Valença com a rede municipal e cada vez a gente percebe mais o interesse dos professores, dos gestores em aprender, em participar, em fazer correto, para que realmente esse ensino com competência chegue as salas de aulas da rede municipal”, frisa Marciane Morais.

Os primeiros dois dias a Jornada Pedagógica estará acontecendo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e os demais nos colégios de lotação de cada professor da rede.







Voltar