Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Educação de Valença realiza 5ª Chamada Pública para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Compartilhar


Data: 10/02/2022

Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira 10 de fevereiro, a 5ª Chamada Pública para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar produzidos no município.

O alimentos fornecidos pelos agricultores são destinados para merenda da Educação Básica da Rede Municipal, atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar para o ano letivo de 2022. Este ano, 11 agricultores foram selecionados para fornecer alimentos para merenda escolar.

A Secretária de Educação Edna Quaresma, destacou o benefício da chamada pública para os agricultores locais.

“Hoje realizamos aqui a 5ª Chamada Pública da Educação com os agricultores da Agricultura Familiar da região, é muito importante porque a gente dá prioridade aos agricultores da região, eles produzem os produtos e já tem aonde fornecer seus alimentos, então, a merenda escolar ela contempla também os agricultores do município, destinando no mínimo 30% do recurso para investir nos produtos da Agricultura Familiar.

Edna Quaresma, lembra que pelo segundo ano consecutivo o município vai comprar mais de 30% dos produtos produzidos pela Agricultura Familiar. A Secretária ainda ressalta a qualidade dos alimentos fornecidos pela agricultura da região.

“Os produtos que são produzidos aqui chega tudo fresquinho, não vem de longe, então, é um produto de qualidade, produzido aqui mesmo, fazendo a entrega logo que é produzido, são alimentos com muita qualidade pra gente oferecer uma melhor alimentação aos nossos alunos”, frisou Edna.

O vereador Devaldo Nunes, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e membro da comissão avaliadora da chamada pública, falou do momento impar para Agricultura Familiar no município e pelo empenho da gestão em cumprir a lei que garante esse incentivo ao homem do campo.

“Hoje é um dia especial para os nossos agricultores familiares que produzem alimentos, parabenizar o prefeito Marcelo Costa por ter cumprido a lei federal, juntamente com nossa secretária de Educação Edna, a nossa amiga coordenadora da merenda escolar Iara, e hoje nós vimos aqui, o sindicato organizou as propostas dos agricultores que tinha produtos para vender para merenda escolar do município, é um recurso que vai circular dentro do município e vai gerar renda e também vai gerar emprego porque o agricultor contrata outro para ajudar ele a fazer o plantio, um momento de muita alegria”, disse Devaldo Nunes.

Devaldo Nunes, também parabenizou os agricultores que se motivaram para participar da chamada pública. “Parabenizar os agricultores que acreditam e acredita sempre em vender para merenda escolar, recebe todos em dias e lhes entrega a produção, isso é o melhor vender e receber”, destacou o Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais.

A comissão avaliadora da chamada pública é formada pelo Presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Representantes dos pais de alunos, membro da comissão municipal de licitação, representante do sindicato dos trabalhadores rurais, assessoria jurídica da prefeitura, representante da Secretaria de Agricultura, representantes dos dirigentes municipais da educação e nutricionista do programa da alimentação escolar.

Estiveram presentes, a Secretária de Agricultura Regina Mateus e a Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa.











Voltar