Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

11ª Conferência Municipal da Saúde é realizada em Valença do Piauí

Compartilhar


Data: 31/01/2022

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal Saúde de Valença do Piauí realizaram nesta segunda 31 de janeiro, a 11ª Conferência Municipal da Saúde no município. A conferência tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde reuniu servidores públicos da saúde, usuários do SUS, autoridades convidadas e público em geral.

A Secretária de Saúde Katiane Costa, fala da realização da Conferência e do momento ser oportuno para que a população juntamente com os gestores construa uma saúde melhor. “E o momento onde a população e os funcionários da Saúde, eles podem colaborar fazendo as suas solicitações de melhorias para sociedade para ter mais qualidade na saúde”, explicou a secretária.

A Conferência Municipal da saúde é o local onde se discute ações para saúde, onde com a participação da população busca soluções para problemas e ampliação de serviços. Neste sentido a secretária fala da participação conjunta nesse debate e apresentação de ideias nos eixos montados.

“A gente está aqui juntos hoje, estamos aqui para poder debater justamente essas situações de melhorias para a comunidade, onde as pessoas elas podem chegar como foi visto a pouco tempo temos quatro eixos de discussão, cada um com seus discursores para fazer as orientações das propostas e cada um dá sua opinião para que isso seja pontuado nos anos de gestão que temos pela frente”, enfatizou Katiane.

Na oportunidade, a secretária Katiane destacou serviços que a gestão tem realizado no último ano e o que tem por vir.

“Temos em mente muita coisa boa para fazermos no município, começamos a fazer os reparos dos postos de saúde, logo mais acontecerá a distribuição dos equipamentos que chegaram no ano de 2021, onde esses ainda não foram repassados para a sociedade, para os postos de saúde porque só vieram equipamentos para 09 postos e hoje a gente tem no município 10 Equipes Estratégica da Saúde da Família e temos 22 postos, contando com os anexos, visto essa necessidade de cada posto ter uma complementação na sua estrutura física, como bens materiais, a gente resolveu fazer uma redistribuição dos materiais que chegaram e isso demanda um tempo, porque precisa ir para o Conselho Municipal de Saúde que precisa da aprovação, precisamos também ter o nosso jurídico fazendo articulação junto conosco para que isso venha acontecer, para que a gente possa fazer tudo isso nos trâmites legais”, disse Katiane Costa.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francivania Araújo, ressalta a importância da realização da Conferência da Saúde. “O momento é de participação, é de envolvimento dos órgãos representativos da cidade, da população em geral, trabalhadores da saúde, a própria gestão no sentido de avaliar a situação que nós estamos atualmente, a situação que a gestão encontrou e de propor melhorias tanto para a questão do acesso ao serviço de saúde, quanto para melhoria da qualidade desse serviço para população”, frisou a presidente.

O Vice-prefeito e Secretário de Obras, Rubens Alencar, enfatiza que o momento é de suma relevância para implementação e reavaliação do SUS.

“Além de ser importante é preciso, é uma necessidade a gente sabe que as coisas têm sempre que estar se reavaliando, o SUS, a educação, a saúde é para ser permanentemente reavaliado e essa conferência vai pontuar os pontos fracos, os positivos e também inovar sempre com criatividade, boa vontade, com nova gestão, com nova sensibilidade e essa conferência com certeza vai trazer resultado objetivo em benefício da nossa sociedade”, disse Rubens Alencar.























Voltar