Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Saúde de Valença realiza I Plenária em Saúde Mental do Município

Compartilhar


Data: 29/01/2022

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí realizou nesta quinta-feira 27 de janeiro, por meio da Secretaria de Saúde, a I Plenária em Saúde Mental do Município. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos trabalhadores Rurais onde foram eleitos delegados na plenária.

A I Plenária em Saúde Mental do Município teve como tema para discussão, “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A Psicóloga Bruna Matias, destaca a importância de se debater essa temática com a sociedade visto o preconceito ainda existente sobre o assunto.

 “É importante a gente debater sobre isso justamente para que a pessoa procure ajuda ou até prevenir, não precisa estar doente para procurar um tratamento, mas eu posso está fazendo prevenção. E a prevenção é justamente isso, é esses debates, é essas campanhas que a gente faz nos postos de saúde falando sobre os assuntos, isso é a prevenção para saúde mental”, explicou a psicóloga.

O município de Valença dispõe de uma grande rede para trabalhar e tratar problemas de saúde mental, através do NASF, PSE, CAPS I e CAPS AD, é que a população tem acesso aos diversos serviços disponíveis na cidade. A psicóloga Bruna, fala sobre essa rede de trabalhos voltados para prevenção e tratamento, ela faz um apela para as pessoas que precisa, do serviço.

“A gente ver que aqui em Valença temos uma rede bastante solida e que as pessoas procurem e deixem o preconceito de que não pode se tratar, a mesma forma que eu trato uma doença física eu trato uma doença mental, então, a gente tem que acabar com essa questão, essa vergonha de procurar ajuda”, disse Bruna Matias.

Júlio Araújo representante do Conselho Estadual da Saúde explica que a bastante tempo não realizava essa discussão em plenária e que o momento é importante visto o amplo apoio nas esferas governamentais.

 “Essa plenárias vem em momento muito importante considerando que a última Conferência de Saúde Mental foi realizada há quase 12 anos atrás em 2010”. Então, é um momento muito importante considerando as políticas de saúde mental que vem sendo adotadas pelos governos, principalmente pelo governo federal nos últimos tempo”, disse Júlio.

O assessor técnico da Secretaria de Saúde Matheus Soares ressalta que o encontro para discutir saúde mental é de suma relevância para todos. “Esse momento para Valença é um momento histórico, representa não só a preocupação dos gestores na pessoa da Secretária Katiane Costa e o Prefeito Marcelo Costa, mas também uma preocupação de todos nós a nível profissional e usuários que de uma forma direta e indireta buscamos algum serviço de saúde mental”, frisou Matheus.

A plenária de saúde mental também foi marcada pela eleição dos delegados para discussão da temática, entre eles os representantes da gestão, trabalhadores da saúde e usuários. Delegados eleitos: Valéria Pereira, Maria Eliete, Raul Soares, João Paulo, Letícia Rodrigues, Carlos Henrique, Isonaria Ferreira e Vinícius de Oliveira.










Voltar