Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretária de Cultura de Valença participou da Conferência Regional de Cultura

Compartilhar


Data: 06/12/2021

A Secretária de Cultura de Valença do Piaui, Lilian Cavalcante e o vereador Vanildo Castro participaram nesta sexta-feira, 03 de dezembro no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty em Teresina da Conferência Regional de Cultura promovido pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí, em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

No evento foi discutido a criação do Plano Estadual de Cultura, onde cada setor apresentou suas ideias para a construção desse plano com a finalidade de atender o maior número possível de seguimentos culturais.

Outra discussão importante foi sobre o financiamento das ações culturais como, por exemplo da tramitação do Projeto de Lei Complementar n° 73/2021 (Lei Paulo Gustavo), que dispõe sobre apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para garantir ações emergenciais voltadas ao setor cultural. A previsão é que a lei disponibilize R$ 3,8 bilhões para amenizar os efeitos negativos econômicos e sociais da pandemia de covid-19 no setor cultural.

Uma nova dotação orçamentaria para a Lei Aldir Blanc também foi discutida. Para a secretária Lilian Cavalcante, a conferencia foi bastante produtiva e a expectativa é que os gestores da cultural tenham condições de dar o suporte necessário para movimentar o setor cultural.






Voltar