Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Prefeitura de Valença realiza Dia D da Campanha Novembro Azul

Compartilhar


Data: 30/11/2021

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Saúde promoveu nesta segunda-feira 29 de novembro, o dia “D” do Novembro Azul. A ação direcionada para o público masculino foi realizada no Centro Social Urbano (CSU), onde aconteceu palestra informativa, atendimento médico com a realização de vários testes rápidos e o exame do PSA.

Com o público masculino massivamente participando do dia “D”, demonstrando o interesse na busca pela saúde, o prefeito Marcelo Costa, destaca o êxito da ação e explica que a grande participação também é reflexo de todo trabalho realizado anteriormente pela Secretária de Saúde.

“Sem dúvida nenhuma hoje é um marco com a importância da prevenção do câncer de próstata, o novembro azul ficou no marco já, a secretária fez uma boa campanha no início do mês convidando a todos. Neste mês de novembro a gente fez o atendimento noturno para identificar, uma verdadeira campanha de resgate a saúde masculina”, enfatiza o prefeito.

A Secretária de Saúde Katiane Costa, explica os exames que foram colocados à disposição dos homens.

“Hoje nós estamos realizando aqui exame de glicemia, fazendo a verificação da pressão arterial, aquelas que estão com alteração a gente está encaminhado para consultar diretamente com o médico, temos dois clínicos geral atendendo, hoje também está fazendo exames laboratoriais teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, e a gente está encaminhando os pacientes para fazer a coleta de sangue o teste do PSA, caso PSA venha a ter alteração a gente vai acompanhar esse paciente até o desfecho do tratamento”, disse a secretária.

A secretária destacou ainda a ampla participação do público masculino nos atendimento noturnos oferecido durante esse mês nos postos de saúde dos bairros e também no dia “D”.

“Superou a nossa expectativas, a gente estendeu essa questão do atendimento noturno como o prefeito bem falou durante todo o mês de novembro, cada unidade de saúde fez dois atendimentos noturno e a gente ainda tem todo esse público no CSU hoje”, foi muito gratificante para o nosso governo essa colaboração masculina, disse Katiane Costa que analisa a possibilidade de oferecer atendimento noturno em pelo menos um posto da cidade, a partir do próximo ano.

Por muito tempo falar em saúde masculina era um tabu entre os homens, o radialista Valdenir Meneses, fala da necessidade de vencer o medo para cuidar da saúde.

“É muito importante, é uma boa para cada um de nós pra gente saber como nós estamos, não adianta nós só imaginar uma coisa, ‘ah eu acho que não tenho isso’, o importante é você em primeiro lugar perder o medo e vir para fazer esse exame que é de fundamental importância para saúde de todos nós”, destacou o radialista.  

Para incentivar a participação masculina e promover a solidariedade, a organização realizou um bingo solidário, em que na entrega de 1 kg de alimento o participante recebia sua cartela com a possibilidade para concorrer a uma bicicleta, uma TV e um celular.    

 























Voltar