Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Dr. Jarbas Matias ministra palestra sobre câncer de próstata

Compartilhar


Data: 30/11/2021

Na tarde desta segunda-feira (29), o médico, Dr. Jarbas Matias, ministrou uma palestra no CSU sobre os cuidados que o homem deve ter com a próstata. Em sua fala, o médico falou sobre cuidados, preconceitos e da importância do homem buscar atendimento durante todo o ano.

Nesta segunda, a Secretaria de Saúde realizou o Dia D da Campanha Novembro Azul, que é o mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com o câncer de próstata, e a palestra do médico, um dos mais conceituados do município, foi uma das atrações da campanha.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, em 2020, surgiram 65.840 novos casos da doença, o que representa uma morte a cada 38 minutos.

Na palestra, o médico reforçou que o homem deve procurar o posto de saúde pelo menos uma vez por ano para fazer sua avaliação já partir dos 40 anos, caso tenha histórico familiar e a partir de 45 anos para aqueles sem histórico na família de câncer de próstata.

Jarbas Matias informou que o homem vem vencendo a resistência com o toque retal, cuja resistência vem da própria criação masculina. Ele relatou que o homem também não tem o hábito de se consultar ou fazer exames de rotina e que ele procura atendimento apenas quando têm algum sintoma.

Ele ainda reforçou que o toque retal é feito apenas quando o exame de PSA (exame de sangue) detecta alguma irregularidade. Além das informações, o médico respondeu às perguntas e parabenizou a Secretaria de Saúde pela realização da campanha.




Voltar