Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Meio Ambiente de Valença promove palestra sobre Prevenção e Combate ao Incêndios Florestais

Compartilhar


Data: 24/11/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valença do Piauí, realizou nesta terça-feira 23 de novembro, uma palestra sobre “Prevenção e Combate ao Incêndio Florestais” no Assentamento Barro Preto. O momento informativo foi ministrado pelos Soldados Afonso e Barros do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí.

Na ocasião, participaram os moradores do Assentamento Barro Preto e comunidades próximas que puderam ter acesso a informações sobre a prevenção de queimadas e incêndios, como fazer a limpeza de modo que o fogo não sai do controle e que não prejudique a saúde dos envolvidos. Eles também puderam tirar dúvidas de como entrar em contato com os órgãos responsáveis para denúncia e solicitação da queima controlada.

Para incentivar o plantio de arvores e socializar com os moradores, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez a distribuição de mudas para comunidade. As espécies selecionadas foram Jatobá, angico, paineira e aroeira.

O prefeito Marcelo Costa, frisou a importância da conscientização da população para não colocar fogo sem os devidos cuidados, devendo ser feito com a orientação da equipe de meio ambiente do município e sob orientações dos Bombeiros do Estado e da Brigada Municipal de Valença. 

O presidente e morador do assentamento, José Carlos, ressalta que o momento trouxe muito conhecimento e vai ajudar a comunidade em saber lidar com atividades ligadas ao fogo.

“É muito importante trazer uma palestra com essa temática aqui na nossa localidade, pois todo ano tem problemas com queimadas, e agora tendo essas informações nossa comunidade saberá como fazer a limpeza das propriedades com cuidado e nós saberemos a qual órgão podemos recorrer nos casos de denúncias ou ajuda para queima controlada”, disse o presidente.

O senhor Juvenal que participou da palestra do início ao fim, conta da sua alegria e gratidão em está presente e poder tirar dúvidas.  “Agradeço pela palestra, eu mesmo gostei e fiquei feliz, porque é a primeira vez que acontece esse evento dessa proporção, pois é muito importante e bem aproveitado, eu fiz minhas perguntas e fui respondido... Então, nós ficamos mais confortável com apoio, o apoio de vocês, saber aonde nós vamos tirar as nossas dúvidas. Então, é muito importante, ótimo e eu gostei demais da palestra, eu como agricultor tenho que fazer a pergunta, agradeço muito a gestão pelo esforço e por tudo, muito obrigado de coração eu fiquei muito feliz”, explicou o morador.

A Prefeitura Municipal de Valença junto com a Secretaria de Meio ambiente estão empenhados em trazer informações os moradores da zona rural e urbana, explica o secretário de Meio Ambiente Adnan Lima.

“A nossa missão é fazer com que a população saiba como preservar o meio ambiente e como recorrer em caso de problema ambientais, todos os nossos projetos desenvolvidos é para orientar a todos de como podemos preservar e evitar danos. Essa palestra de hoje, foi isso, informar como o agricultor pode fazer a sua limpeza para plantio sem comprometer o meio ambiente, cultivo da terra, priorizando a sua saúde. A queimada tem que ser feita com cuidado e sob orientações que damos junto como a nossa Brigada Municipal e os Bombeiros do Estado”, explicou o Secretário.

Participaram do evento as autoridades do município, o Promotor de Justiça da Comarca de Valença, Dr. Sinobilino Pinheiro, o vereador Benoni José, o vereador Vanildo Castro, Secretária de Comunicação Mauricélia Sousa e o Comandante da Associação da Brigada Municipal de Valença, Alexandre Nunes.














Voltar