Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Circuito Itinerante do Programa Criança Feliz é realizado na Comunidade Taboquinha

Compartilhar


Data: 19/11/2021

A Secretaria de Assistência Social de Valença do Piauí, realizou na manhã desta quinta-feira 18 de novembro, o Circuito Itinerante do Programa Criança Feliz na Comunidade Taboquinha. O evento aconteceu na escola Ulisses Vale Veloso, para crianças assistidas pelo programa das comunidade Taboquinha, Pedrinhas, Assentamento São José e Assentamento Santa Rosa.

O Programa Criança Feliz atende o público de 0 a 3 anos, além de gestantes.  A secretária de Assistência Social Suzana Alexandrino, explica que além de estimular as crianças do programa, o circuito é uma forma de ensinar as mães ou cuidadoras a importância dessa estimulação e que também pode ser feita em casa.

“Nós tem que trabalhar, estimular, ensinar as mães, avós, cuidadoras, a importância de dessa estimulação na primeira infância. E é muito importante, uma grande participação, nós trabalhamos com brinquedos, é muito importante o brincar, e o brincar com os cuidadores, e nós elaboramos brinquedos feitos por nós mesmos lá na secretaria e que as mães podem copiar”, disse Suzana Alexadrino.

A secretária ainda fala da realização do circuito na zona rural do município e a parceria do a Secretaria de Educação.

“Nós trabalhamos o circuito psicomotor na cidade, só que a zona rural nem sempre pode participar e pensando em atender a todas as crianças assistidas pelo programa nós resolvemos fazer o Circuito Itinerante, esse é o primeiro circuito na comunidade Taboquinha, aproveitamos para agradecer a Secretaria Municipal de Educação nós estamos com essa parceria, eles estão ajudando com o espaço da escola, um local apropriado”, ressalta a secretária.

Os materiais utilizados no circuito foi confeccionado pela equipe do SEMAS, tudo com objetos de fácil produção e acesso. A Supervisora do Programa Criança Feliz Jaqueline Macêdo, explica que o brincar na infância é de suma importância para o desenvolvimento da criança e a confecção desses brinquedos em família também favorece o desenvolvimento.

“A essência do programa é trabalhar com o que se tem em casa, com os objetos que a gente pode reutilizar e de fácil acesso para que nenhuma criança fique de fora desse acesso do brincar, coisas simples como papelão, EVA, folha, jornal, tudo isso, se transforma em um brinquedo, isso fortalece o vínculo da mãe, porque quando você confecciona um brinquedo você está de uma forma direta trabalhando com a criança, criando vínculo afetivo”, destaca a supervisora do programa.

A diretora da escola Laryssa Lopes, fala da satisfação de receber a equipe do programa para realizar as atividades com as crianças. “Pra nós daqui da escolha foi um prazer receber o pessoal da Secretaria de Assistência Social para esta realizando esse circuito itinerante, essa é a primeira vez que recebemos atividades desse tipo para ser realizada com as nossas crianças, foi uma honra recebe-los”, disse a diretora.

A equipe da Assistência Social vai realizar o Circuito Itinerante duas vez na semana nas comunidades rurais do município de Valença. Esteve também presente no circuito a Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa.










Voltar