Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

4ª Conferência Municipal de Educação é realizada em Valença do Piauí

Compartilhar


Data: 17/11/2021

A Secretaria de Educação de Valença do Piauí realizou na manhã desta quarta-feira 17 de novembro, a 4ª Conferência Municipal de Educação. Participaram do evento autoridades do poder executivo, legislativo, entidades, professores da rede pública e privada de ensino e sociedade civil organizada.

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira, a 4ª Conferência Municipal de Educação trouxe para discussão uma temática necessária para ser debatida entre os eixos formados. O Palestrante Francisco Costa, fala da importância do momento para que todos contribuam com a educação do país.

“É um momento que as pessoas podem colaborar, fazer sua menções e dizer o que eles querem para a educação nos próximos dez anos. A gente está concluindo o PNE que é o plano Nacional de Educação, serão vinte metas, a conclusão dele agora em 2024 e esse momento agora nós já estamos elaborando novas metas para dez anos de educação”, explicou o palestrante.

O palestrante ressalta a participação de vários órgãos do poder público, educadores e comunidade de modo geral.

“O bom é que a gente ver toda a sociedade envolvida tem o poder público através da Câmara de Vereadores, tem o pessoal do Ministério Público, tem as famílias, tem os professores, coordenadores, então é um momento em que a gente pode articular entre todas as redes, tanto a particular como a pública, e tem que pensar na educação a nível nacional, então não é só o município que ganha, ganha o estado, ganha o Brasil”, frisou Francisco Costa. 

Edna Quaresma, Secretária de Educação, enfatiza a necessidade de discutir educação com todos os públicos e observar e avaliar as metas do município para a educação.

“Hoje estamos aqui em um espaço democrático não só com representantes da educação, mas de todos os seguimentos da sociedade civil pra discutir as políticas públicas da educação brasileira, é o momento de conferir nossas metas, avaliar e buscar estratégias para implementação do Plano de Educação do Município de Valença do Piauí”. A secretária avalia o primeiro ano dos trabalhos com novo governo municipal, “a primeiro ano de gestão é o ano de arrumar a casa, mas estamos nos organizando e está dando certo”, conclui Edna Quaresma. 

Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa, destaca o comprometimento do poder executivo com a educação municipal, principalmente nesse de pandemia.

“A gestão do prefeito Marcelo Costa é uma gestão comprometida com todas as áreas, em especial com a educação, nós sabemos que a educação foi uma das áreas mais atingidas com a pandemia e esse retorno que nós estamos fazendo de forma gradativa realmente tem mostrado a necessidade de estarmos reunidos. O prefeito Marcelo Costa tem esse compromisso com os professores, com os alunos, com o objetivo de melhorar cada dia mais a educação do nosso município”, disse a Secretária de Comunicação.

 























Voltar