Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Cultura e Turismo entrega Carteiras para Artesãos Valencianos

Compartilhar


Data: 15/09/2021

A Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quarta-feira, 15 de setembro, a entrega de Carteiras para 45 Artesãos Valencianos. O evento foi no auditório do colégio Santo Antônio e faz parte da programação de aniversário da cidade.

O cadastro e emissão das carteiras é uma parceria entre o Governo do Estado com os municípios, a Diretora da SUDARPI, Joseane Mendes, fala do projeto e os benefícios para os artesãos.

“A emissão das carteiras faz parte de um projeto maior, que é o projeto da Teia que é um projeto piauiense que vai mapear todo o artesanato e todo o artesão, e as tipologias e técnicas que existe no estado, então a emissão das carteiras é um passo importante que é a identidade profissional do artesão, onde ele pode ter a isenção de ICMS, pode participar de feiras e eventos nacionais e internacionais, pode fazer cursos de capacitação e qualificação, então esse é o nosso objetivo, criar políticas públicas que possam valorizar e fortalecer o setor do artesanato”, ressaltou a diretora da SUDARPI.

A Secretária de Cultura e Turismo, Lilian Cavalcante, relembra a sua ida até a capital para conseguir as carteiras para os artesãos e dessa forma, também promover a valorização da cultura local que tem como filho de Valença, Mestre Dezinho, considerado o precursor da arte santeira no Estado do Piauí e reconhecido internacionalmente.

“É o primeiro passo que eu iniciei, foi ir atrás do Jordão, Superintendente do estado dos Artesãos, fui atrás desse projeto para conseguir essas carteiras, porque é estranho Valença com tanto artesão e ninguém tinha qualificação, o Jordão nos ajudou e se prontificou de fazer esses vídeos com os artesãos daqui sem precisar ir em Teresina, e hoje estamos realizando esse sonho eu junto com o Dário, meu assessor e com os outros que trabalham na Cultura, todos compartilharam para acontecer isso, e eu estou muito feliz”, afirma a Secretária Lilian.

A Artesã Suzana Alexandrino, também Secretária de Assistência Social do município, conta que poder receber sua carteira e ser reconhecida é motivo de grande alegria.

“Hoje eu estou super feliz porque recebi a pela primeira vez a carteirinha de artesã. O artesão nem sempre ele é valorizado, mas a valorização tem que começar por nós mesmos, porque uma peça artesanal ela é uma peça diferenciada, ela é feita com arte, você coloca ali o seu talento, mas você coloca também um pouquinho de amor em cada uma das peças que você faz”, ressalta a artesã Suzana.

O Prefeito de Valença, Marcelo Costa, ressalta a importância desse projeto para a geração de renda para as famílias valencianas.

“Valença entra com o pé direito com essa contemplação dos artesãos e tem meu apoio, assim como da Secretária Lilian e de todos, quase todos os vereadores estão aqui presentes, apoiando, e nós estamos apoiando mesmo, de verdade, é Valença que ganha e esses profissionais que hoje recebem sua carteira” afirmou Marcelo Costa. 

Participaram também do evento de entrega das carteiras aos artesãos, os vereadores Ivanildo Castro, Devaldo Nunes, Kássio Gomes, Lívia Nogueira, Ilana Caetano, Ielva Melão, Edilsa do Vale, e a Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa.

 























Voltar