Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Secretaria de Assistência Social de Valença realiza mesa redonda de enfrentamento a violência contra mulher

Compartilhar


Data: 30/08/2021

A Secretaria de Assistência Social de Valença encerra o agosto lilás, mês de enfrentamento a violência contra mulher com uma mesa redonda. O evento foi realizado nesta segunda-feira, 30 de agosto, na Câmara Municipal e abordou as formas de violência sofrida pelas mulheres, os aspectos legais de enfrentamento e as redes de proteção.

O evento contou com a participação de autoridades do executivo, legislativo e judiciário do município, além de profissionais da linha de frente do combate a violência contra mulher e convidados.

Fizeram parte da mesa redonda “Diálogo sobre a violência contra as mulheres”, o psicólogo do CREAS Ivo Dantas, o Assistente Social Ricardo Bruce, representando o Conselho Municipal da Mulher a vereadora Walmarya Moura, Dra. Débora Aragão representando o Ministério Público, Dr. Felipe Rufino representando a OAB, Dra. Fabíola Batista representante do Conselho da Mulher e a Presidente do Conselho Municipal de Assistente Social Ana Lívia.

Em suas falas os participantes da mesa redonda enfatizaram a importância de ampliar a disseminação de informação sobre os direitos das mulheres, para que diante de algum ato de violência as mesmas saibam seus direitos e onde procurar ajuda.

Dra. Débora Aragão, relembra em sua fala as parcerias realizadas com outros órgãos para combater a violência contra mulher, a promotora ainda observa que atuar com esse tipo de crime requer das autoridades e profissionais um olhar diferenciado.

“Quem trabalha na justiça especialmente precisa ter um olhar sensível, precisa entender a dinâmica desse tipo de crime, porque se não é muito comum acontecer casos, tipo: ‘a mulher gosta de apanhar, se ela não gostasse ela saia’, então, é preciso ter esse olhar sensível”, pontua a representante do Ministério Público.

A Secretária de Assistência Social, Dra. Suzana Alexandrino fala da realização do evento e da importância de promover discussões sobre a temática.

“A violência contra a mulher é diária, o tempo todo, e quando a gente ver os dados estatísticos é assustador, então, para chamar a atenção a gente faz alusão ao combate a violência contra mulher nesse mês. É muito importante eventos como esse que trazem informações para as mulheres porque muitas vezes elas nem percebem que estão sofrendo algum tipo de violência”, frisa a Secretária.

A Secretária de Assistência Social do município ainda faz um apelo para as mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência.

“Peça ajuda, não espere para amanhã, tem várias formas de pedir socorro, vá na farmácia, no CREAS, na polícia, no Conselho da Mulher, ligue no 180, é muito fácil pedir ajuda, difícil é tomar a decisão de pedir, é sua vida, proteja-se”, enfatizou Dra. Suzana Alexandrino. 

Canais disponíveis para denunciar violência contra mulher

Ligue 190 – Polícia Militar, 180 – Central de Atendimento à Mulher, Aplicativo Salve Maria (baixar na play store), Contato do CREAS de Valença: (89) 99974 7915 – atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 a 13h disponível para receber denúncia.

 

















Voltar