Prefeitura Municipal de Valença do Piauí

Contribua para manter nossa cidade de Valença do Piaui limpa

Compartilhar


Data: 16/08/2021

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

A Prefeitura de Valença do Piauí, por meio da Secretaria de Obras, Serviços e Transportes, pede a colaboração da população para ajudar a manter as ruas do município limpas, principalmente neste momento em que enfrentamos a pandemia do novo coronavírus.

É importante que a população não descarte lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.

A limpeza pública em Valença do Piauí continua, através da SMOST, com equipes espalhadas por toda a cidade, trabalhando em todos os dias da semana, turnos manhã e tarde. O esforço concentrado permite que todos os bairros sejam atendidos com limpeza, varrição, capina, roçada e coleta de lixo.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das ruas, os moradores contribuem para que ocorra a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além do entupimento dos bueiros, trazendo prejuízos para a própria comunidade.

As ações diárias podem fazer a diferença e manter a cidade limpa e a saúde coletiva preservada. Faça a sua parte!

Lembre-se: MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR É NÃO SUJAR.

Veja algumas recomendações para a população manter a cidade sempre limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material até o dia que o carro coletor irá passar na sua rua. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Cuidado com resíduos pérfuro-cortantes, como cacos de vidro, agulhas e outros descartados de maneira inapropriada, podendo ferir os profissionais da coleta. A recomendação nestes casos, é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, diminuindo os riscos de acidentes.




Voltar