Semana da Luta Antimanicomial é iniciada em Valença do Piaui

Data: 13/05/2024

O CAPS AD de Valença do Piauí deu início nesta segunda-feira (13), a Semana da Luta Antimanicomial com explanação da importância do tratamento ao lado da família e pelo cuidado em liberdade. O momento contou ainda com o pré-lançamento do livro do usuário do serviço Wilson dos Anjos e uma confraternização com café da manhã.

A coordenadora do CAPS AD, Isonária Ferreira, “Hoje teve abertura da Semana de Luta Antimanicomial, que é uma luta importante para os nossos acolhidos e também pra gente mostrar a importância do tratamento no CAPS, o tratamento de portas abertas, onde o paciente vem realiza o seu tratamento e volta para o seu lar”, explica a coordenadora que relembra como era feito antes o tratamento dessas pessoas.

“Antes eles ficavam trancados nos hospitais, as vezes a família abandonava lá, morria e muitas vezes era enterrado até como indigente”, conta Isonária mostrando como essa situação mudou, sendo feito internações apenas em casos específicos e por tempo determinado de estabilização do quadro.

 O tratamento realizado no CAPS AD com seus múltiplos profissionais já mostra bons resultados, um deles é o caso do seu Wilson dos Anjos que passou a participar das atividades do CAPS AD por conta do alcoolismo e hoje se aventura na escrita de frases que lhe rendeu a produção de um livro. Seu Wilson conta que tudo começou com a atividade de caça palavras e o melhoramento na leitura e escrita, o que fez ele começar a escrever frases reflexivas e que agora estão dando corpo para o seu livro que futuramente será produzido.

Nos demais dias da semana ainda haverá roda de conversa, apresentação de filme, ação de saúde bucal, oficina pratica de auto cuidado, roda de música, praticas corporais e encerrando na sexta-feira (17) com o dia D no terminal rodoviário, onde será apresentado o trabalho e resultados que os usuários do CAPS AD tem com o acompanhamento do órgão.

 











Voltar
De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?