Reunião na comunidade Mesa de Pedra discutiu a implantação dos programas ALI Rural e AgroNordeste

Data: 26/04/2024

A Prefeitura de Valença do Piauí, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego e da Sala do Empreendedor com apoio do Sebrae e das secretarias, iniciou nesta sexta-feira (26), na localidade Mesa de Pedra, as visitas de apresentação do Programa ALI Rural e Agro Nordeste, fruto de uma parceria entre o município e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A reunião contou com a presença do prefeito, Marcelo Costa, presidente da Câmara de Vereadores, Benoni José, vereadores Ilana Caetano, Walmaria Moura, Rafaella Moura, Devaldo Nunes e dos secretários municipais Patrícia Nunes (Trabalho e Emprego), Brenno Moura (SDR), Regina Mateus (Agricultura), Adnan Lima (Meio Ambiente) e Mauricelia Sousa assessora de municipal de comunicação, agente local de inovação ALI Rural, Nayara Ferreira, Mercês Leal Dias gestora do projeto Agronordeste Picos e Agroindústrias, Ana Mary gerente da unidade do Sebrae de Picos, além da equipe da Sala do Empreendedor.

O Programa ALI Rural é destinado a trabalhadores rurais, além de empreendimentos do agronegócio, que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. Durante 08 meses, um Agente Local de Inovação realiza um acompanhamento direto na propriedade, com foco no aumento do faturamento e ou redução de custos.

Já o AgroNordeste foi criado para apoiar, capacitar e ampliar a eficiência dos pequenos produtores, promovendo eficiência, qualidade e desenvolvimento.

Ana Maria, presidenta do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Barragem de Mesa de Pedra, gostou dos projetos.

“Foi muito bom e a roda de conversa foi maravilhosa, vamos investir nestas propostas do programa e no desenvolvimento rural na nossa pesca”, frisou a presidenta.

Sabedor da importância dessa ajuda especializada, o prefeito Marcelo Costa reforçou o pedido para que as pessoas se inscrevam nos programas e aproveitem a oportunidade para melhorar a produção.

Patrícia Nunes afirmou que os projetos foram bem aceitos na comunidade. 

“A comunidade abraçou esse projeto, já saímos com a data marcada pra o Sebrae retornar a comunidade pra dar continuidade ao ALI Rural e AgroNordeste, passamos também a lista de cursos que são oferecidos e que serão apresentados na próxima assembleia do sindicato”, informou a secretária de Trabalho e Emprego, Patrícia Nunes, que adiantou que a equipe também visitará outras comunidades.




Voltar
De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?