Valença do Piauí realiza Conferência Municipal de Educação

Data: 18/10/2023

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (18), a Conferência Municipal de Educação - CONAE 2024. Participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, representantes de entidades educacionais e o vice-prefeito de Valença Rubens Alencar que representou o prefeito Marcelo Costa.

A conferência trouxe para discussão, o "Plano Nacional 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social em desenvolvimento socioambiental sustentável".

O auditor e palestrante, Francisco Costa, apresenta como se dar a realização da Conferência Municipal. "São sete eixos nessa Conferência agora de 2024, que os municípios têm para deliberar, tem para debater, para dar sugestões para Conferência Nacional, temos o projeto da nova PNE que é 2024/2034, já está no congresso e o município está fazendo a parte dele que é realizando a conferência", disse Francisco Costa.

O palestrante conta que nesta edição a Conferência trouxe novo ponto a ser discutido.  "Para esta conferência nós temos a novidade que eu a inclusão do pessoal do meio ambiente que está muito focado pelas mudanças climáticas e nós temos a questão socioambiental muito forte dentro da educação", destacou o auditor.

A secretária de Educação, Edna Quaresma, explica todos os pontos que são abordados no encontro. “É um momento de avaliar o plano vigente, tanto o plano nacional como o plano municipal que está em vigência e projetar metas, propostas, estratégias e diretrizes para o plano decenal de 2024 a 2034", destacou.

Edna ressalta a participação de vários setores da sociedade e de profissionais da educação. "Essa discussão, ela envolve diversos setores, segmentos, então hoje nós estamos aqui com diversos segmentos da sociedade civil, nós temos os profissionais da educação, temos outros setores da sociedade, poder público pra juntos delinear essas metas, traçar essas estratégias e metas para realização e elaboração do plano 2024/2034", enfatizou a secretária.

O vice-prefeito Rubens Alencar desatacou a importância da educação.

“A educação precisa ser tratada com uma responsabilidade diferenciada então uma conferência que visa um planejamento de instrução para os próximos dez anos mostra que é um programa de governo, ele não reza atender ideologias ou um governo pontual e eu acho isso muito importante” destacou Rubens Alencar.

 























Voltar
De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?