I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizado em Valença do Piauí

Data: 10/10/2023

O município de Valença do Piauí realizou nesta terça-feira (10), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A Conferência aconteceu no auditório do colégio Oto Martins Veloso - CAIC na direção da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Agricultura com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Participaram da abertura dos trabalhos os secretários municipais José Itamar (Governo), Patrícia Nunes (Trabalho e Emprego), Iracema Alencar (Administração), Regina Mateus (Agricultura), Edna Quaresma (Educação), Ilana Caetano (Saúde), vereador Devaldo Nunes e a presidenta do Território do Vale do Sambito Lidiane Veloso.  

Abordando o tema, "Erradicar a fome e garantir direito com comida de verdade, democracia e equidade", o professor Thiago do Instituto Federal do Piauí - IFPI, Campus de Valença foi o palestrante da Conferência.

Com dado nacional sobre a fome, o palestrante professor Tiago, apontou que o momento é de montar estratégias para solução do problema. "É um momento de definição de políticas públicas com a finalidade da erradicação da fome, hoje nós temos no Brasil aproximadamente 10% da população que passa fome e faz parte da estratégia do atual governo busca alternativa para melhorar, para erradicar a fome", ponderou o palestrante.

O Professor destaca a realização da Conferência no município que chama a sociedade para esta discussão séria e urgente. "Nesse momento, a Prefeitura de Valença busca realizar esse debate com a finalidade de trazer uma participação da sociedade com finalidade de buscar estratégias, desenvolvimento de políticas para erradicação da fome", disse.

A secretária de Assistência Social, Ielva Melão, aponta a problemática da fome no país, mostrando números que refletem essa realidade dura. "Hoje nós estamos no mapa da fome como diz a história, numa situação que os dados divergem de instituto para instituto, nós temos dados de 50 milhões de pessoas nesse país com a nutrição desfavorável, baixa nutrição, a alimentação não é favorável e nós temos 16 milhões de pessoas nesse país que estão na extrema pobreza, que passam fome", afirma Ielva Melão.

A secretária conta que a realidade do município também não é diferente do restante do país. "Nós temos todos os dias pessoas dizendo que não tem o que comer, você visita a casa, o CRAS visita a casa para ver a situação e se depara realmente com uma geladeira vazia, com o armário vazio", relatou a secretária sobre a situação de muitas famílias valencianas.

Ielva ressalta que essa é uma discussão de todos e que a Conferência reuniu pessoas de várias áreas da sociedade.

 "Eu quero todos discutindo, eu quero a Assistência Social no ápice da coisa porque eles correm para Assistência Social, a gestão do governo, a administração passa por isso, trabalho e emprego, como ela vai pensar em gerar renda se não pensar que bem ali tem uma pessoa que não tem como desenvolver, não tem como gerar renda, não tem como comprar um alimento, então, aqui nós juntamos todos os grupos da sociedade organizada", frisou. depois das discursões dos eixos temáticos foi realizada a eleição para os delegados para a conferência estadual, sendo eleitas Iara Costa, Leni Melão e Nam.

 

 























Voltar