Formação Continuada 2023.2 para Gestores, Professores e Cuidadores foi realizada

Data: 19/08/2023

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (19), a Formação Continuada 2023.2. O encontro aconteceu na quadra do colégio Caic para equipe gestora, cuidadores e professores da rede municipal de ensino.

Com o tema central, "Inclusão e Equidade com Foco na Aprendizagem, a formação trouxe as palestras, "Avaliar para Ensinar", ministrada pelo coordenador do PPAIC, Me. Cleverson Moreira e "A Educação Especial no Contexto Escolar", explanada a Dra. Cleudia Maria.

O palestrante Cleverson Moreira trouxe uma importante meditação sobre a educação de qualidade e o papel de todos.

"Essa manhã eu fui convidado para fazer algumas reflexões com os professores aqui da rede municipal, trazendo aí algumas reflexões sobre a qualidade na educação, entender que a política pública educacional, ela é uma política pública de todos, a gente precisa ter uma ação para além do pedagógico, o professor sozinho em sala de aula, ele dar conta de fazer o seu trabalho, mas ele sozinho não faz educação de uma comunidade", frisou o palestrante, dizendo que é necessário o apoio político para oferecer estrutura e o engajamento social, pois essa é um compromisso de todos.

Ele ainda frisa a relevância do tema central da formação que volta o olhar para inclusão e diversidade no ambiente escolar.

"A gente trabalhou bastante esse tema da inclusão, da diversidade na educação porquê de fato nós precisamos entender que esse espaço da educação é assunto de todos, a escola é de todos, todas as crianças que estão ali merecem ter o seu direito de aprendizagem garantido", defendeu Cleverson Moreira, que enfatiza que não se pode aceitar que alguma criança fique sem aprender.

A secretária de Educação, Edna Quaresma, destaca a realização da formação como forma de oferecer mais conhecimento para todo esse público, agentes da educação municipal.

"Hoje nós estamos aqui reunidos com todo esse público para ampliarmos os nossos conhecimentos acerca do tema do encontro, pois sabemos que a educação ela é muito dinâmica, ela é uma processo que envolve vários atores e que implica em pensarmos a educação para diversidade, na sala de aula nós temos essa realidade, cada criança tem uma personalidade, então é uma diversidade que para nós educadores ainda é um desafio e precisamos buscar contemplar toda essa diversidade", explica Edna Quaresma.

A secretária ressalta o empenho do prefeito para que a educação de Valença ofereça o melhor para crianças e adolescentes, bem como trazer qualificação para toda a equipe escolar.

"Nós precisamos do total apoio do nosso gestor e isso ele nos dar para que a Secretaria possa desenvolver o seu trabalho e o nosso propósito enquanto Secretaria de Educação é sempre oferecer momentos importantes como esse de hoje, a gente faz mensalmente essas formações continuadas, trazendo uma temática diferente a cada mês", disse a gestora.























Voltar