Seminário Municipal do PPAIC foi realizado em Valença do Piaui

Data: 18/07/2023

A cidade de Valença do Piauí, deu um importante passo em direção à qualidade da educação municipal. A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizou, realizou na última sexta-feira (14/07/2023), o I Seminário Municipal do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa), com o tema “Avaliar para Ensinar”, que aconteceu no auditório da U.E. Oto Martins Veloso – CAIC.

O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Edna Quaresma, Coordenador Municipal André Nildo, Formadora Municipal da Educação Infantil Maria dos Anjos, Formadora Municipal do Ciclo de Alfabetização Rachel Soares, Vereador Devaldo Nunes, Secretária Municipal Educação do município de Inhuma Ana Luisa e Equipe Municipal do PPAIC coordenada pela professora Iracy Cardoso, além de professores, gestores escolares e profissionais da área.

O evento contou ainda com a participação especial da equipe da Escola São Francisco do município de Inhuma Diretora Maria Luiza Pereira Dionísio Sousa e professora Antônia Maria Pereira Dionísio que vieram compartilhar conosco as práticas exitosas realizadas na escola que levou a conquistar o Prêmio Alfa 10 do ano de 2021.

A programação teve início com o café da manhã para os presentes, visitas aos stands com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos professores no chão da escola com práticas exitosas. Na sequência, no auditório, foi dado continuidade ao evento, onde a secretária Edna Quaresma agradeceu a todos pela presença e destacou a importância do programa.

“Aderimos ao programa por reconhecer a importância deste para a alfabetização das nossas crianças, principalmente depois de uma pandemia, que retornaram com uma enorme deficiência na aprendizagem. E tudo aconteceu porque ouve a dedicação dos professores, gestores e dos formadores que aqui estão”. Disse.

A secretária agradeceu ao prefeito Marcelo Costa pelo apoio em abraçar todas as causas relacionadas à educação e pelo compromisso que tem com a gestão.

A palestra Magna foi proferida pelo Coordenador Municipal professor André Nildo, que abordou a temática central do Seminário proporcionando uma reflexão sobre a importância da avaliação do ensino e aprendizagem como base fundamental para o processo educacional. Concluiu com a explanação dos resultados obtidos na aprendizagem dos alunos, fruto das práticas inovadoras, metodologias aplicadas pelos professores, que tem se mostrado eficaz no alcance desses resultados positivos.

Em seguida a equipe da escola São Francisco do município de Inhuma, fez uma explanação de boas práticas – experiências bem-sucedidas e relatos de como acontece a rotina escolar da sua escola, que levou a ganhar o prêmio Alfa 10.

Um farto almoço foi servido no local. E na sequência, ocorreram as apresentações de boas práticas das escolas municipais, nas quais professores e gestores compartilharam experiências exitosas vivenciadas no dia a dia escolar.

O I seminário de boas práticas educacionais proporcionou um momento rico em troca de experiências, fortalecendo assim, a educação no nosso município e assegurando uma educação de qualidade para os nossos alunos.

Encerramos o evento por volta das 18h, com a entrega de um mimo para cada equipe participante. Onde foram escolhidas as práticas que irão representarem o nosso município no seminário regional.    























Voltar