9° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em Valença
Data: 27/09/2022A 9° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu em Valença do Piauí, no auditório do colégio Santo Antônio. Foram dois dias de evento com início na noite desta segunda-feira (26) e dado sequência durante toda manhã desta terça-feira (27).
A conferência é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na pessoa da Secretária Paula Menezes. O evento contou com a participação de estudantes da rede municipal, estadual e federal por meio do Instituto Federal do Piauí - IFPI.
O Presidente do CMDCA, Ricardo Brucce, relatou a programação pensada para os dois dias de conferência. "Estamos trabalhando durante esses dois dias, ontem com a abertura do evento com formação de mesa de honra, fala das autoridades e deu início também com a palestra magna e exposição, e hoje estamos trabalhando os painéis expositivos e também os eixos temáticos que serão desenvolvidos", explica o presidente do CMDCA.
Ricardo Bruce, enfatizou a relevância do momento para elaboração de propostas que futuramente poderão se tornar políticas públicas que venha a beneficiar os munícipes.
"Temos aqui hoje a oportunidade de está desenvolvendo propostas a nível municipal, estadual e federal para está melhorando e enfrentando as violências contra nossas crianças e adolescentes, trazendo aí benefícios para o município de Valença do Piauí", destaca.
Márdila Taveira, Assistente Social que explanou sobre a temática da conferência, lembra que o evento é um ambiente para todos e que dele deve sair políticas pensadas para melhorar a vida de crianças e adolescentes.
"A conferência é um espaço importante para participar população, é um espaço onde a gente delibera sobre direitos, sobre políticas públicas", disse a Assistente Social.
Ela ainda falou da temática desse ano que aborda o impacto da pandemia na vida das pessoas, principalmente nas mais vulneráveis.
"A conferência desse ano trás como debate, como tema central os reflexos da pandemia, da covid-19 na vida das famílias brasileiras sobretudo na vida de crianças e adolescentes", frisa Márdila.
Com cinco eixos discutidos e propostas elaboradas, ao fim foram apresentadas por cada grupo formado por crianças, adolescentes e profissionais da assistência social. Na ocasião também é feito a eleição para escolha dos delegados que representaram o município na conferência estadual.
Veja a lista com os nomes dos delegados:
Ricardo Bruce - CMDCA (TITULAR)
Francisca Cleide - CMDCA (SUPLENTE)
Filomena Sousa - CEPAVA (TITULAR)
Edilene Pereira - PASTORAL DA CRIANÇA (SUPLENTE)
Daniele dos Santos - ESTUDANTE (TITULAR)
Vinícius Gabriel - ESTUDANTE (TITULAR)
Francisco Breno - ESTUDANTE (SUPLENTE)
Maria Eliete - CONSELHO TUTELAR (TITULAR)
André Marcos - CONSELHO TUTELAR (SUPLENTE)