Banner Valença
Caminho navegado

Início Notícias

Valença do Piauí promove oficina sobre uso da Inteligência Artificial

Data: 01/12/2025

A Secretaria de Trabalho, Empregos e Desenvolvimento Econômico de Valença do Piauí, por meio da Sala do Empreendedor e em parceria com o Sebrae, realizou nesta quinta-feira (27) a oficina Criando com Inteligência Artificial. O encontro reuniu empreendedores, estudantes e interessados em tecnologia para aprender a utilizar ferramentas de IA de maneira prática e aplicada ao cotidiano, seja nos estudos, no trabalho ou nos negócios.

De acordo com a organização, “Nesta oficina os participantes puderam aprender a explorar ferramenta de Inteligência Artificial (IA) de forma prática e efetiva, descobrindo como aplicá-las no dia a dia, nos estudos e nos negócios.”

A capacitação teve duração de quatro horas e foi ministrada pela consultora do Sebrae, Hellen Cristina Felício, que destacou a importância da iniciativa e da parceria com o município.

“Fico muito feliz de retornar aqui em Valença, agora com a oficina Criando com a Inteligência Artificial, agora está aí revolucionando, então os empreendedores, os que querem agregar ainda mais conhecimento estavam aqui presentes, a gente fica muito feliz dessa parceria do Sebrae com o município, de agregar ainda mais conhecimento para o pessoal, para a população e é de extrema importância eles participarem, fiquei muito feliz com a presença de todo mundo”, externou.

Ela também ressaltou que, por ser uma tecnologia relativamente nova para muitos, ainda há dúvidas sobre como começar a utilizar.

“É algo novo que as pessoas estão ainda conhecendo, então não tem um manual de instrução de como que eu vou utilizar, por onde eu vou começar, qual comando que eu vou dar, então essa oficina traz justamente isso, como iniciar, qual comando que eu vou dar para essa inteligência artificial para ela entender a minha necessidade, para ela poder estar tentando resolver juntamente com a parte humana, a parte tanto da ciência e da computação junto com a parte humana para tentar agregar algo no meu negócio”, explicou.

A consultora acrescentou a importância de formular bons comandos para obter resultados satisfatórios. “É muito importante saber qual comando que você vai dar pra ela, que são os pronts, o comando que você dá pra inteligência artificial. Então isso, você precisa saber o que você vai falar, o que você vai pedir pra ela poder entender o que você quer, de acordo com o seu objetivo. Então você precisa muito bem desenhar, digamos assim, pra ela, quanto mais informações você colocar, melhor ela vai te devolver uma resposta que seja algo que você possa utilizar”, frisou.

A secretária Patrícia Nunes destacou que a oficina foi planejada como parte das ações voltadas aos empreendedores.

“Nós estamos chegando ao final do ano e essa oficina foi justamente pensada para os empreendedores do nosso município, que é aprender a lidar com essa nova ferramenta da tecnologia, a Inteligência Artificial, o qual hoje está acontecendo aqui, uma parceria da Prefeitura Municipal, de Valença do Piauí, através do Prefeito Marcelo Costa, do Sebrae, que a gente já tem essa parceria há bastante tempo”, disse.

Ela lembrou que ao longo do ano foram realizados diversos cursos e capacitações. “Com o Sebrae estivemos desenvolvendo durante o decorrer do ano várias oficinas, cursos e capacitação, tanto para os empreendedores também, como para a gestão do nosso município, e hoje está aqui essa oficina com bastante relevância, atingimos o público alvo, as inscrições elas foram bastante procuradas, inclusive a turma está lotada”, destacou. Em seguida, agradeceu: “Eu só tenho que agradecer o nosso prefeito por essa parceria, através da Secretaria com o Sebrae, realizado muitos cursos.”

Por fim, Patrícia Nunes adiantou algumas ações previstas para o próximo ano. “A gente já tem algumas oficinas em mente já para o próximo ano, inclusive amanhã, que no caso é sexta-feira dia 28 já vai ter outra oficina que é a edição de fotos e vídeos, para também empreendedores e no próximo ano a gente vai realizar, não só as oficinas também, como os cursos com a parceria do Senar, que a gente já vem também desenvolvendo esses cursos através da parceria do Senar e também realizar as feiras, que a gente tem focado muito nessa questão das feiras que a gente realiza em média uns 8 a 10 feiras por ano”, ressaltou.