Valença do Piauí realiza ação alusiva ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher
Data: 26/11/2025Nesta terça-feira (25), a Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, juntamente com os órgãos que compõem a rede de proteção à mulher vítima de violência, realizaram um momento de informação e acolhimento para mulheres do município. A ação aconteceu no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher e reforça o compromisso do município com a proteção, o respeito e a garantia dos direitos de todas as mulheres valencianas.
Durante o evento, foram destacadas ações de conscientização e fortalecimento da rede de apoio local. A secretária de Comunicação do município e presidente da Rede de Proteção à Mulher de Valença, Mauricelia Sousa, enfatizou a relevância da data.
“É uma data muito relevante, que é o dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, nessa data de hoje também, a gente dá início a uma campanha da ONU, que são os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, começa no 25 de novembro e encerra no dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos”, explicou.
Ela também reforçou a importância do trabalho contínuo da rede. “Quando a gente fala da violência, é uma violação dos direitos humanos, e cada mulher que sofre essa violência, ela tem os seus direitos humanos violentados, e é uma data muito relevante, porque nós sabemos a nossa realidade, e aí nós estamos com essa rede de proteção à mulher, e estamos fazendo os eventos não só mais no mês de março, mas a gente vai fazer durante todo o ano para mostrar que a mulher não está sozinha e que pode contar conosco”, destacou.
Além das falas e atividades de sensibilização, as mulheres presentes receberam um kit higiênico. Sobre a entrega, Mauricelia acrescentou: “É um mimo, mas que mostra que ela está sendo cuidada e acolhida, é um kit de higiene pessoal que a gente arrecadou lá no mês de agosto na campanha do Agosto Lilás, e estaremos entregando hoje para as mulheres que estão participando”.
Recém-chegada ao município, a defensora pública Jordana Monteiro destacou a integração da instituição com a rede de proteção.
“A Defensoria Pública integra há pouco tempo a rede de proteção à mulher aqui na cidade de Valença, nós chegamos há mais ou menos um mês e é com muita alegria que nós recebemos o convite da própria rede, fomos provocados pela rede. Então, a Defensoria Pública é uma instituição guardiã de direitos humanos, e aqui nós estamos num dia especial, que é o dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Luta Contra a Violência contra mulheres, é um dia de enfrentamento no mundo inteiro”, disse.
A defensora também comentou sobre o simbolismo das ações realizadas. “São muitas datas importantes no mesmo período de tempo e elas se somam num único objetivo, a discussão sobre a violência contra a mulher e o tema muito bonito, ‘cuidar e resistir’, e a gente está resistindo bravamente, mas também está se cuidando, essa entrega dos mimos diz muito sobre isso, sobre um cuidado coletivo entre mulheres, uma preocupação coletiva entre mulheres, um exercício de solidariedade entre mulheres, é uma alegria imensa participar”, externou.
Jordana Monteiro avaliou positivamente o encontro e ressaltou a importância da participação masculina no combate à violência de gênero.
“Eu avalio que o dia de hoje foi proveitoso para todas as mulheres presentes, também para os homens parceiros, nós somos 51,5% da população brasileira, então nós precisamos dos 48,5% para mudar as coisas, é muito bom contar com homens parceiros aqui, com a patrulha da lei Maria da Penha, enfim, é uma ação colegiada, é uma ação de muitos braços, de muitas mãos e a Defensoria Pública só tem a agradecer pelo convite de participar como mais um pontinho dessa grande rede, dessa grande teia de proteção de mulheres”, afirmou.
O evento contou com um momento informativo, um aulão fitness, entrega de kits higiênicos e foi encerrado com um lanche para as participantes.



















