Educação de Valença do Piauí promove novo encontro formativo do PPAIC com foco na alfabetização e equidade racial
Data: 26/06/2025A Educação de Valença do Piauí realizou nesta quinta-feira (26) mais um encontro formativo do PPAIC – Programa Piauí de Alfabetização na Idade Certa. A formação, que reuniu professores da rede municipal, aconteceu na Unidade Escolar Oto Martins Veloso, com foco em estratégias de ensino e análise de resultados educacionais.
O coordenador do município, André Leite, destacou a importância da formação continuada, com ações direcionadas à educação infantil, ao ciclo de alfabetização e à gestão escolar.
“Hoje nós estamos fechando o segundo módulo formativo do PPAIC, que é o Programa Piauí de Alfabetização na Idade Certa, aqui na Unidade Escolar Oto Martins Veloso. Nós estamos trabalhando às três frentes, educação infantil, com a formadora Maria dos Anjos, ciclo de alfabetização com a formadora Raquel Soares, e aqui na gestão escolar, eu, professor André Leite, explicou.
Além das práticas pedagógicas, o encontro também abordou a análise de dados das avaliações externas, fundamentais para definir os próximos passos da educação municipal. “Hoje nós estamos trazendo os dados das avaliações externas, e nós vamos estar tomando decisão a partir desses resultados, baseado em dados e evidências, e também nós vamos falar muito sobre a PNERC e a ERE. Não é isso que a política para a educação étnico-racial e quilombola e a ERE, que é a educação étnico-racial. Nós vamos lá trabalhando dentro da PNERC a formação, para que nós possamos trabalhar com nossos alunos a equidade da melhor forma possível”, frisou o coordenador.
Durante a formação, o educador reforçou a necessidade de uma reflexão profunda sobre a Educação Étnico-Racial e o papel da escola na promoção da equidade e na correção de injustiças históricas.
“Nós temos que repensar algumas questões, nós temos esse poder de transformar, olhar de fato outro e corrigir, não é isso, é um erro histórico que nós temos com relação à ERE, então nós pensamos sempre nisso, para estar trabalhando e mudando o pensamento das pessoas e fazendo essa correção histórica com relação ao negro no Brasil”, disse.
O encontro também foi um momento de planejamento estratégico, com a utilização dos dados da CNCA, Fluência Leitora e Saepi, com o objetivo de alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do ensino fundamental.
“Nós focamos na tomada de decisão com base em relação a ERE, a gente vai estar utilizando os resultados da CNCA, os resultados da Fluência Lleitor, os resultados do Saepi. A partir daí, nós montarmos estratégias com os gestores escolares, com os da Educação Infantil e do SIGO, para que nós possamos alfabetizar 100% das nossas crianças até o segundo ano. E isso nós temos o apoio total do nosso prefeito Marcelo Costa, a secretária Yara Costa”, destacou.
O encontro reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer a alfabetização e promover uma educação mais justa e inclusiva para todas as crianças valencianas.















