Banner Valença
Caminho navegado

Início Notícias

Valença do Piauí realiza a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 06/06/2025

Nesta quinta-feira, 5 de junho, o Conselho Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Valença e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram, com grande participação da comunidade, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

O evento foi realizado no auditório da Escola Oton Martins Veloso (Caic) e foi bem avaliado pela presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Eriadna.

“Essas discussões são muito importantes. São nesses debates onde nós encontramos propostas da sociedade civil, governamental e não governamental, associações, quilombolas, e o Conselho Municipal de Assistência Social se sente honrado em mais uma vez estar à frente deste evento, procurando trazer a sociedade para discutir a assistência social, políticas públicas. E nós, enquanto serviço, enquanto sociedade, precisamos ter esse conhecimento para garantir esses direitos”, frisou.

Poliana Soares, usuária das políticas do SUAS, destacou a importância de participar da conferência e elogiou o trabalho da equipe do programa Criança Feliz com sua filha.

“A minha filha se desenvolveu muito este ano. Ela começou a estudar já, mas antes dela começar a estudar ela já estava bem desenvolvida. Antes de entrar na escola aprendeu muita coisa e está aprendendo mais ainda. Estou achando muito legal porque a gente tem mais conhecimento sobre aquelas coisas que a gente não tinha informações, e hoje, através dessa conferência, eu estou tendo mais informações”, avaliou.

A assistente social e conferencista Ângela Bezerra ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à falta de recursos por parte do governo federal para custear as despesas.

“Nossa palavra de ordem é resistir, é fazer com que essa luta ela não enfraqueça e que a cada dia mais, junto com os nossos usuários, a gente possa comprovar o quão importante é a política pública de assistência social e o quanto ela é necessária para quem dela necessita. E um dos eixos é isso: universalizar esse atendimento, essa continuidade, esse acompanhamento pra quem dele necessita, porque só assim vamos ter desenvolvimento social”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Ariana Rosa, também destacou os desafios enfrentados com a escassez de verbas e reforçou a importância de sensibilizar o governo federal.

Segundo a secretária, o objetivo da conferência é também tentar sensibilizar o governo federal para ampliar os investimentos e não sacrificar ainda mais os municípios, que muitas das vezes são obrigados a custear grande parte dos investimentos com recursos próprios para não desabrigar os usuários do SUAS