Blitz de Conscientização do Autismo foi realizada em Valença do Piauí

Data: 02/04/2025

Aconteceu nesta quarta-feira, 2 de abril, no terminal rodoviário de Valença do Piauí, a 4° Blitz de Conscientização do Autismo. O evento acontece no mês de abril, na data em que o mundo inteiro reflete essa causa. O evento é uma realização da Clínica Integrar em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação, juntamente com o CAEE.

A mobilização contou com a presença de diversos segmentos da sociedade. Além da equipe da Clínica Integrar, participaram do evento a secretária de Saúde, Rafaela Sampaio, juntamente com equipes da saúde, a secretária de Comunicação, Mauricélia Sousa, a vereadora Walmarya Moura, membros da Associação Mães e Pais que se Apoiam (AMPA), equipes da educação e estudantes da rede pública e privada do município.

A iniciativa ressaltou a importância da conscientização e do apoio às famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Raimunda Ferreira, integrante da AMPA e mãe de uma pessoa com autismo, destacou a necessidade de maior inclusão e respeito: "É muito importante a participação de todas as pessoas, não só das mães atípicas, mas de toda a sociedade, porque a gente vem lutando por mais inclusão, por mais respeito, para que a gente não sofra bullying".

A mãe atípica também fez um apelo por mais apoio do poder público. "Nosso poder público é quem mais pode fazer. Os nossos deputados, tanto estadual quanto federal, nosso governador, nosso presidente, são eles que podem enviar políticas públicas para que esse público possa ter um tratamento melhor, possa ter uma educação melhor, porque a maioria das famílias não pode trabalhar para dar suporte a essas pessoas que vêm sofrendo a cada dia na sociedade".

A advogada Camila Cortez, mãe de uma criança com TEA e integrante da AMPA, reforçou a importância da luta pelos direitos das crianças diagnosticadas com autismo. "Faço parte da Comissão Estadual da OAB em busca dos direitos das pessoas com autismo e atualmente também da equipe do CAEE. Aqui em Valença, a gente tem uma precursora nesse direito que é a dona Raimunda, e muitas outras mães que lutam e apoiam essa causa", afirmou.

Camila Cortez também destacou os avanços conquistados. "Hoje, as crianças têm acesso à educação em sala regular, temos direitos assegurados como benefícios em planos de saúde e prioridades em tratamentos".

A mobilizadora do evento, Luciana Martins, enfatizou a importância do conhecimento para combater a discriminação. "O Transtorno do Espectro Autista não é uma doença, é um transtorno que afeta comportamentos e a maneira de ser. Cada criança com autismo é única e tem sua peculiaridade. O que é diferente muitas vezes causa medo, por isso é fundamental que a sociedade tenha conhecimento para ser mais justa e inclusiva".

A Clínica Integrar tem sido um dos pilares dessa rede de apoio, oferecendo atendimento especializado em parceria com a prefeitura municipal. "Nem sempre o tratamento é barato, nem todas as famílias têm condições de pagar um plano de saúde, mas em Valença hoje já se consegue ter essa rede de apoio", pontuou Dra. Luciana.

A 4ª Blitz de Conscientização do Autismo reforça a necessidade de continuar a luta por mais políticas públicas que garantam tratamento e inclusão para todas as crianças com TEA. O evento também evidenciou a força da mobilização social na construção de uma sociedade mais acolhedora e acessível para todos.




Voltar