Audiência Pública sobre o Valença Prev foi realizada nesta quarta-feira na Câmara

Data: 20/02/2025

Servidores públicos municipais, diretores do Sindserv e vereadores participaram na noite desta quarta-feira (19) de uma audiência pública para discutir o Relatório de Gestão 2024 do Valença Prev.

Os números e considerações foram apresentados pela gerente de Previdência Fátima Lila, assistente financeira Paula Meneses e pelo advogado Dr. Guilherme Costa, que fez um diagnóstico da saúde financeira do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Valença do Piauí – RPPS.

“Temos nossos problemas, a nossa arrecadação primária da receita versus nossos compromissos mensais infelizmente está negativa, ou seja, é um fundo deficitário financeiramente, primariamente falando, mas com os recursos que nós temos aplicado e com os recursos que recebemos na chamada compensação previdenciária do regime geral para o regime próprio, nós conseguimos equilibrar e botar números positivos” disse o advogado.

A realização do concurso público foi apontado pelo advogado como um fator positivo porque são servidores que chegam para contribuir com a Previdência Própria.

“São muito bem-vindos aqui para a Previdência, nós vamos receber todos de braços abertos, dizendo graças a Deus e que venham mais e mais servidores”

A gerente Fátima Lira destacou o trabalho transparente, eficiente e ético da equipe e elogiou a agilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) no processo de benefícios e informou ainda que os pedidos de aposentadorias e pensões concluídos pelo Valença Prev e enviados ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí para análise, foram 100% homologados.

“E isso é de suma importância, pois sem o aval do TCE não temos como requerer a compensação previdenciária junto ao INSS, que no momento, é uma das principais fontes de recursos do Valença Prev. Para vocês terem uma ideia, em 2024 o Valença Prev recebeu mais de 4 milhões provenientes do INSS, a título de compensação previdenciária”.




Voltar